CNBB promove articulação entre padres cantores

A A
Encontro realizado em São Paulo reuniu sacerdotes de diferentes regiões do país
Publicado em: 22/03/2018 - 14:45
Créditos: Rafael Alberto

 

 Promovido pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) desde 2016, aconteceu na cidade de São Paulo (SP) no último dia 13 de março, o encontro nacional de padres cantores. Cerca de 20 sacerdotes de diferentes regiões do país se reuniram com parte da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação da CNBB, responsável pela iniciativa. Segundo dom Darci Nicioli, arcebispo de Diamantina (MG) e presidente da comissão, o encontro quer ser um momento de unidade entre os padres que estão presentes nas diversas mídias e a CNBB.

A ideia surgiu a partir da constatação de que a atuação ministerial desses padres extrapolava os limites territoriais das dioceses em que estão incardinados e era preciso um acompanhamento mais amplo e específico por parte do episcopado brasileiro. Neste sentido, a conferência preparou, a partir de contribuições de todas as doze comissões da entidade, um guia com orientações práticas para as mídias católicas – e consequentemente para seus principais agentes, entre eles os padres cantores.

O texto, que deverá ser publicado como documento de estudo nos próximos dias, poderá receber sugestões até um prazo determinado para que, em 2019, seja submetido à assembleia geral da CNBB. Dom Darci destacou os principais pontos do documento durante o encontro com os padres cantores, insistindo que não se tratará de um texto impositivo, mas de partilha de orientações comuns que podem ajudar a garantir a identidade eclesial na atuação das mídias católicas.  

Os padres cantores também participaram de uma palestra ministrada pelo jornalista Fernando Morgado, que falou sobre o novo momento da música católica no Brasil. O especialista destacou a preferência do público por ouvir canções em plataformas digitais e disse que vê no mercado católico uma possibilidade de fôlego para as gravadoras, pois o segmento é um dos que ainda mais vendem mídias físicas (CDs e DVDs). Para ele, os padres tem uma responsabilidade multiplicada, uma vez que o alcance de suas mensagens pode ser muito maior do que o de outros cantores.

Durante o encontro, padre Reginaldo Carreira, da Diocese de São João da Boa Vista (SP), apresentou a proposta de um projeto conjunto para os padres cantores – a gravação de um CD e a realização de shows em parcerias entre eles. A proposta foi bem acolhida, mas deverá ser melhor estudada para que se chegue num formato viável. Esse estudo será conduzido por uma comissão coordenada por dom Devair Araújo da Fonseca, bispo auxiliar da Arquidiocese de São Paulo e membro da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação da CNBB. Padre Carrera pensa que a iniciativa da CNBB de reunir os padres cantores colabora para que o trabalho deles seja realizado com mais segurança e credibilidade.

Padre Reginaldo Manzotti, que só no na página de pessoa pública no Facebook tem quase 7 milhões de curtidas, participa regularmente dos encontros promovidos pela CNBB. Ele defende que o canto também é uma forma de exercer o sacerdócio e acredita que na partilha, os padres podem superar dificuldades. Para ele, as trocas de experiências tem sido enriquecedoras e a participação de padres de todo o Brasil mostra a Igreja em saída desejada pelo Papa Francisco. “É muito bonito ver essa comunhão”, avalia.

Já o padre Sérgio Bedin, da Diocese de Jaboticabal (SP), acredita que a atuação do ministério dos padres por meio da música exige um reconhecimento e um acompanhamento por parte da Igreja. Para ele, o aval da CNBB ajuda a mostrar que o trabalho é sério e pode produzir bons frutos. Além disso, padre Sérgio acredita que os encontros podem romper com o hábito de trabalhos apenas  individualistas, abrindo campos para a atuação conjunta desses padres. Padre Cleberson Evangelista, da Arquidiocese de Curitiba (PR), destacou o aspecto evangelizador da missão de cantar e disse acreditar que a dinâmica da música ajuda a fazer a mensagem de Deus chegar mais perto do coração das pessoas.

O próximo encontro dos padres cantores deverá acontecer novamente em São Paulo no segundo semestre deste ano.

Assista o depoimento do padre Reginaldo Manzotti: