Colômbia: o primeiro passo para recomeçar com Cristo

A A
Cores branca e amarela enfeitam a capital, Bogotá, anunciando a visita do Pontífice entre os dias dia 6 e 10 de setembro
Publicado em: 05/09/2017 - 10:15
Créditos: Rádio Vaticano

AFP/L'Osservatore Romano

A Colômbia está preparada para receber o Papa Francisco! Ruas, parques, praças, transporte público, jornais, revistas… estão revestidos de fotos e frases dizendo: “bem-vindo a Colômbia Papa Francisco”. Caminhando pelas ruas e nas paróquias se escuta facilmente as pessoas falando da expectativa de ver o Sumo Pontífice, escutar sua voz e a mensagem que traz a todos os colombianos.

A Visita Apostólica do Papa Francisco, do dia 6 a 10 de setembro, é um momento de graça, alegria e esperança para todo o país, que viveu décadas de conflitos armados e de violência, e atualmente vive um processo de reconciliação nacional. O lema da visita: “Demos o primeiro passo”, é um convite para que os colombianos deem o primeiro passo para começar algo novo com Cristo, por meio da reconciliação, para alcançar a paz.

Dom Joaquín Pinzón, bispo do Vicariato de Puerto Leguízamo-Solano, na amazônia colombiana, (que chegou para receber o Papa Francisco e partilha suas expectativas) expressa que “a visita do nosso Papa motiva as pessoas ao perdão, à reconciliação e a fazer o esforço de construir a paz que tanto desejamos”.

Comparte que “o lema da visita do Santo Padre é ‘demos o primeiro passo’; comecemos agora com gestos de bondade e de amabilidade, com gestos concretos que levem as pessoas a comprometer-se com a paz que tanto sonhamos e queremos todos os colombianos”.

A alegria, elemento próprio de cada colombiano, se expressa nas cores branca e amarela da bandeira do Vaticano que começam a ser vistas em carros, casas e igrejas por toda Bogotá, bem como pelas redes sociais que já conta com uma quantidade imensa de mensagens, marcos, fotos, canções dando as boas-vindas ao mensageiro de paz e esperança.

Nos cinco dias que estará em Colômbia, o Papa Francisco visitará quatro cidades: Bogotá, Villavicencio, Medellín e Cartagena; mas, sem dúvida, está mobilizando todos os cantos da Colômbia, dos países vizinhos e do mundo para acompanhar, celebrar e rezar pela paz e a reconciliação.