‘Como enviar uma sugestão para o sínodo?’

A A
Presença e engajamento nas comunidades paroquiais, assim como participação e sugestão pode ser por meio dos canais de comunicação são modos de colaborar com o Sínodo
Publicado em: 14/11/2017 - 10:00
Créditos: Redação
Núcleo de Mídias da Arquidiocese de São Paulo​

O que melhor define o sínodo é proposta de comunhão, ou seja, caminhar juntos. Mas, para que o caminho seja realmente uma expressão de comunhão eclesial é preciso que todas as partes envolvidas participem no processo sinodal. Além dos clérigos, isto é, dos bispos, padres e diáconos, das lideranças das comunidades e paróquias, todos poderão participar do sínodo, seja enviando sugestões pessoais ou respondendo os questionários que serão disponibilizados no portal da Arquidiocese.

Sendo assim, a participação vai acontecer de duas formas. A primeira é pela presença e engajamento nas comunidades paroquiais. No ano de 2018, os trabalhos sinodais estarão voltados para a paróquia, e esse será um tempo importante para a reflexão sobre a realidade das nossas comunidades, daí surgindo a importância da contribuição de cada um. Nessa etapa do sínodo é fundamental que, além das lideranças, cada membro da paróquia participe nos encontros preparatórios e depois nas assembleias, apresentando as suas sugestões. 

Outra forma de participação e sugestão pode ser por meio dos canais de comunicação com a Secretaria do sínodo e dos questionários que serão disponibilizados. A Secretaria tem um e-mail próprio, sinodo.secretaria@arquisp.org.br, e poderá receber contribuições. Sobre os questionários, além daqueles que vão ser enviados para as paróquias, também será disponibilizado um que poderá ser respondido por pessoas não engajadas nas comunidades paroquiais. Assim, temos várias possibilidades para contribuir com sugestões, e quanto maior for a participação, maior será o sinal de comunhão e melhor serão os resultados do primeiro sínodo da Arquidiocese de São Paulo. 

 

Você tem dúvidas sobre o sínodo arquidiocesano? Envie sua pergunta para osaopaulo@uol.com.br
Acompanhe também os  boletins semanais sobre o sínodo na rádio 9 de Julho: às quintas-feiras,
nos programas “Igreja em Notícias”,das 7h30 às 8h, e “Ciranda da Comunidade”, das 18h30 às 19h