Comunicadores peregrinam no Ano Santo da Misericórdia

A A
Integrantes da Pastoral da Comunicação e das mídias da Arquidiocese de São Paulo passaram pela Porta Santa da Catedral da Sé, no sábado, 14
Publicado em: 20/05/2016 - 11:30
Créditos: Jornal O SÃO PAULO - Edição 3102

Por Fernando Geronazzo

Os comunicadores da Arquidiocese de São Paulo peregrinaram à Porta Santa da Catedral da Sé, no sábado, 14, por ocasião do Jubileu extraordinário da Misericórdia. O evento foi precedido de um encontro arquidiocesano da Pastoral da Comunicação (Pascom), realizado na Paróquia São Francisco de Assis, na região central.

O encontro foi aberto por Dom Devair Araújo da Fonseca, bispo auxiliar da Arquidiocese e vigário episcopal para a Pastoral da Comunicação, que falou sobre o tema da mensagem do Papa Francisco para o 50º Dia Mundial da Comunicações Sociais – “Comunicação e misericórdia: um encontro fecundo”.
O coordenador da Pascom na Diocese de Guarulhos (SP) e no Regional Sul 1 da CNBB, Padre Marcos Vinícius Clementino, também esteve no evento e apresentou a organização da Pastoral em sua Diocese.

Irmã Núbia Maria da Silva, missionária capuchinha e jornalista em Brasília (DF), compartilhou sua experiência com grupos de comunicação popular em comunidades ribeirinhas do Brasil.

O encontro também foi oportunidade para a apresentação da nova identidade visual da Pascom arquidiocesana.

No início da tarde, os comunicadores saíram em procissão pelas ruas do centro da Capital paulista em direção à Catedral, onde atravessaram a Porta da Misericórdia e seguiram os paços sugeridos para a obtenção da indulgência plenária previstas pelo Papa Francisco. Também participaram os colaboradores dos meios de comunicação da Arquidiocese: rádio 9 de Julho, jornal O SÃO PAULO e Portal ArquiSP.

Construir pontes

No início da missa que concluiu a peregrinação, presidida por Dom Devair, o Cardeal Odilo Pedro Scherer, arcebispo de São Paulo, saudou os comunicadores. Ele ressaltou que a comunicação é um fato da existência da Igreja e, por isso, o Papa dá todo esse valor e importância à comunicação e à Pastoral da Comunicação.

“Comunicação que ajuda a aproximar as pessoas, as culturas, os povos, as religiões, construir pontes, não levantar muros... Faço votos que os nossos comunicadores e os nossos meios de comunicação, a nossa Pascom, possam realmente estar a esse serviço”, disse Dom Odilo.  

Dom Devair, na homilia, afirmou que a comunicação é um fato humano que envolve todas as pessoas em todos os tempos. “A partir do momento em que nós nascemos, começamos de alguma forma a dialogar, a interagir com as coisas que estão a nossa volta, começamos a nos comunicar”, acrescentou.

“Nós comunicamos a Palavra que recebemos e que precisa fazer a ponte entre as tantas realidades separadas. É tempo de fazer comum um grande lugar para acontecer o Pentecostes, para que as feridas que separam as pessoas, que as guerras, que dividem as famílias, as culturas e os povos, sejam destruídas pela força da comunicação da verdade de Deus. Essa é a nossa tarefa. Se ela parece muito grande, distante das nossas possibilidades, ela não está distante da vontade em nosso meio. Que pela comunicação, essa mensagem possa chegar sempre mais aos corações quebrados, destruídos e separados, que possam promover a união. Essa é a beleza da graça da comunicação”, enfatizou Dom Devair.

O coordenador da Pascom na Região Santana, José Henrique Ramos Monfré, avaliou positivamente o dia dedicado aos comunicadores. “Há tempos, não fazíamos algo tão enriquecedor. A dinâmica da parte da manhã foi excelente. Foi um dia muito proveitoso para todos, coroado com a peregrinação à Catedral”, afirmou.  

Aparecida Panhoca é produtora no departamento de comunicação do Santuário São Judas Tadeu, na Região Ipiranga, que está iniciando a implantação da Pascom paroquial. “Eu trouxe hoje alguns membros da Pastoral justamente para eles terem um primeiro contato e sentirem que Pastoral da Comunicação não é somente realizar um trabalho técnico, mas comunicar algo, o amor e a misericórdia”, disse a comunicadora, acrescentando que o mais importante que ficou do encontro foi entender que a Pastoral da Comunicação, além de comunicar, deve promover a comunhão.