Crismandos celebram Pentecostes na Catedral

A A
Celebração reuniu adolescentes e jovens que se preparam para o sacramento da Confirmação nas paróquias e comunidades da Arquidiocese
Publicado em: 25/05/2015 - 11:15
Créditos: Redação

Os jovens e asolescentes que se preparam para o sacramento da Confirmação (Crisma) nas paróquias e comunidades da Arquidiocese de São Paulo participaram da celebraçãoda solenidade Pentecostes na Catedral da Sé na tarde deste domingo, 24.

A missa foi presidida por Dom Edmar Peron, bispo auxiliar e vigário-geral da Arquidiocese de São Paulo e concelebrada pelos bispos auxiliares Dom Carlos Lema Garcia, vigário episcopal para a Educação e a Universidade, além de referencial do Setor Juventude da Arquidiocese; Dom Eduardo Vieira dos Santos, vigário Episcopal para a Região Sé; Dom José Roberto Fortes Palau, vigário episcopal para a Região Ipiranga e referencial da Animação Bíblico-Catequética; Dom Júlio Endi Akamine, vigário episcopal para a Região Lapa; além de vários padres.

Na homilia, o Bispo chamou a atenção para as duas assembleias apresentadas nas leituras da missa, que apresenta os discípulos reunidos em duas situações diferentes, ambas com as portas fechadas por medo dos judeus, e apresentou como terceira assembleia a que estava reunida na catedral. “Nossas portas não estão fechadas, mas pode acontecer que tenhamos medo da evangelização. Celebramos a vinda do Espirito Santo que nos faz Igreja em São Paulo e nos envia em missão”, disse.

A partir dessa comparação, Dom Edmar ressaltou que, como os apóstolos, os jovens ali reunidos devem perder o medo de sair em missão. “Ir à rua para evangelizar não é somente o desejo do Papa Francisco, também é o nosso desejo, poder chegar aos jovens com a linguagem dos jovens. Ninguém sabe melhor a linguagem dos jovens do que vocês, jovens e adolescentes, que conhecem o jeito de evangelizar, são criativos têm ideais, desejam mostrar Cristo às outras pessoas. É preciso, então, deixar que Cristo vença os nossos medos, que vão colocando barreiras. Muitas vezes, somos nós que nos encontramos reunidos a portas fechadas, esperando que nos venha o sopro de Deus que nos envia”, exortou.

Recordando a exortação apostólica Evangelii gaudium, do Papa Francisco, Dom Edmar afirmou que a “alegria do Evangelho é jovem”, mas enfatizou que não haverá tal alegria sem um encontro com Jesus. “Por isso, os discípulos, medrosos, ficam alegres porque encontraram Jesus vivo no meio deles e se enchem de alegria”.

No final da celebração, inspirados no testemunho dos apóstolos em Pentecostes, os jovens vivenciaram essa experiência missionária seguindo para fora da catedral para uma ação evangelizadora na praça da Sé por meio da iniciativa “Intervenção Católica -uma Igreja em saída”, organizado por movimentos e novas comunidades da Arquidiocese.

Confira a reportagem completa na próxima ediçao do jornal O SÃO PAULO, semanário arquidiocesano.