Cura d’Ars é celebrado em confraternização

A A
Dom Odilo usou o Santo como exemplo de vocação sacerdotal ao falar aos participantes da confraternização do Clero no Centro Pastoral Santa Fé
Publicado em: 09/08/2017 - 09:45
Créditos: Redação

Bruno Muta Vivas

Na sexta-feira, 4, o clero da Arquidiocese de São Paulo se reuniu para celebrar o padroeiro dos párocos e um exemplo de virtudes para todos os padres, São João Maria Vianey. Congregados no Centro Pastoral Santa Fé, na zona Noroeste da cidade, os sacerdotes da Arquidiocese tiveram momentos de oração, de confraternização e de lazer.

O encontro começou na capela, com a recitação da Liturgia das Horas. Na homilia, Dom Odilo Pedro Scherer utilizouse das recomendações que São Paulo faz a Timóteo para aconselhar seus presbíteros em como proceder no seu ministério: recordou a necessidade de manter-se sempre fiel ao Evangelho pregado pelos Apóstolos, perante a tentação sempre atual de desvirtuá-lo simplesmente para agradar aos outros. Depois, recordou, também, a necessidade do cuidado próprio, tanto físico como espiritual, para ser melhor instrumento nas mãos do Senhor.

Relembrando também a memória do Cura d’Ars, Dom Odilo exaltou o exemplo de oração e penitência deste “pároco admirável”. Ressaltou como São João Maria Vianney contava muito com os meios sobrenaturais para que seu apostolado fosse frutuoso, e, juntamente com esses meios espirituais, o Santo Cura d’Ars também ia ao encontro de suas ovelhas, dialogando com elas, buscando-as onde estavam. Tudo isso, no fim, afluía no grande trabalho deste Santo em atender às necessidades espirituais de seu povo, sobremaneira no confessionário e nas pregações catequéticas.

A partir do exemplo do Cura d’Ars, Dom Odilo relembrou que o grande zelo do padre é pela salvação de suas ovelhas: “Que façamos muita coisa, mas que queiramos salvar as almas daqueles que nos foram confiados; fazer outra coisa é negligenciar a missão dada por Deus e faltar a caridade ao próximo”, concluiu. 

Depois da oração, os padres se reuniram no Auditório do Centro Pastoral Santa Fé para conversarem sobre o presbitério da Arquidiocese. Foi o momento de relembrar os padres enfermos, em que todo o presbitério foi exortado a rezar e a visitar; foram também saudados os novos sacerdotes, recém-ordenados. Por fim, foi feita uma grande motivação à Pastoral Vocacional, para que os padres se encorajassem a ser testemunhas vocacionais para os mais jovens. 

O encontro foi encerrado com um almoço, em que os padres puderam confraternizar entre si, partilhar experiências e renovar as forças para o serviço ministerial.