Dioceses prontas para receber os peregrinos

A A
Atualmente em torno de 41.000 voluntários diocesanos em todas as 44 dioceses polonesas estão trabalhando para organizar a JMJ.
Publicado em: 23/06/2016 - 13:00
Créditos: Redação com JMJ Cracóvia 2016

O programa da preparação espiritual para a JMJ Cracóvia 2016 foi proposto pelo Conselho do Ministério Jovem da Conferência Episcopal Polonesa. Estima-se que aproximadamente 1.000.000 de pessoas participaram dos encontros mensais nos últimos três anos. As preparações para a Jornada Mundial da Juventude tornaram-se um pretexto tanto para reavivar os programas existentes quanto para criar novas estruturas pastorais ao longo do país.

Prontidão Espiritual

Durante o tempo de preparação para a Jornada Mundial da Juventude e os Dias nas Dioceses, cada diocese escolheu um nome bíblico, em referência à herança espiritual e tradições pastorais das diferentes regiões da Polônia.

Outra parte importante da preparação espiritual da JMJ Cracóvia 2016 é a peregrinação dos símbolos da JMJ – a cruz e o ícone de Nossa Senhora Salus Populi Romani – realizada sob o slogan “Toque a Misericórdia”. A peregrinação, iniciada no Domingo de Ramos em 2014, cobriu todas as 44 dioceses. Atualmente, os símbolos estão peregrinando pela Arquidiocese de Cracóvia, onde eles irão permanecer até a JMJ. A van-capela, criada por iniciativa do Bispo Henryk Tomasik, já transportou os símbolos por mais de 61.700 km.

Comunidades e movimentos poloneses e internacionais estão colaborando nas preparações espirituais e nos Dias nas Dioceses, entre eles a Comunidade Emmanuel (Arquidiocese de Częstochowa) e Chemin Neuf (Arquidiocese de Łódź).

Hóspede em casa, Deus em casa

Até agora, aproximadamente 112.000 peregrinos de 135 países declararam a sua participação nos Dias nas Dioceses. Representantes de 68 países virão para a Arquidiocese de Varsóvia, outros de 55 países para a Arquidiocese de Katowice e outros de 38 países para a Arquidiocese de Wrocław. Durante o estágio preparatório, 314 delegações estrangeiras visitaram as dioceses polonesas.

Muitos grupos estrangeiros declararam o seu desejo de praticar obras de misericórdia e trabalho social. Isto incluirá o serviço em um hospício e em um orfanato (diocese de Koszalin-Kołobrzeg), visita a prisioneiros (diocese de Kelce), renovação de um lar de assistência social (Arquidiocese de Gniezno), renovação do centro MONAR (diocese de Ełk), obra de construção (Arquidiocese de Poznań), apoio nos centros CARITAS (Arquidiocese de Szczecin-Kamień), organização dos cemitérios (Arquidiocese de Wrocław), plantação de árvores (diocese de Tarnów), e doação de sangue (Arquidiocese de Lublin).

Estima-se que as principais celebrações durante os Dias nas Dioceses contarão com a presença de cerca de 500.000 pessoas, entre peregrinos e organizadores. Os organizadores da JMJ também declararam a sua disposição em aceitar até 260.000 peregrinos durante os Dias nas Dioceses.

Pelos Irmãos e Irmãs

Pensando na juventude carente das dioceses polonesas e do exterior, os centros diocesanos da JMJ prepararam alguns projetos de caridade cujo objetivo era arrecadar fundos para os jovens participarem dos Dias nas Dioceses e da Jornada Mundial da Juventude Cracóvia 2016. Com esses projetos, as dioceses arrecadaram um total de 1.637.367 PLN.

Os projetos de caridade mais significantes iniciados pelas dioceses polonesas incluem “Dedique um quilômetro” da diocese de Siedlce (renda: 510.000 PLN), “Encha o jarro” da diocese de Płock (renda: 460.000 PLN), e “Alimente um peregrino” da diocese de Koszalin-Kołobrzeg (renda: 10.000 PLN).

Graças a esse apoio, em torno de 5.700 pessoas do exterior receberão fundos e participarão nos Dias nas Dioceses e da Jornada Mundial da Juventude em Cracóvia. Até o momento, 169.000 peregrinos da Polônia (dados da Fase 1 do sistema de inscrição) e 111 bispos poloneses confirmaram presença na Jornada Mundial da Juventude em Cracóvia.

Assessoria de Imprensa da Conferência Episcopal Polonesa/ Michał Kłosowski

Tradução: Patricia Paiva-Perycz

Fonte: Site Oficial da JMJ Cracóvia 2016