Dois anos atrás Francisco iniciava o seu Pontificado

A A
<p>No dia 19 de março de 2013, o Papa Francisco iniciava com uma Santa Missa na Praça São Pedro, o seu Pontificado.</p>
Publicado em: 19/03/2015 - 15:30
Créditos: Redação com Rádio Vaticano

Dois anos atrás, no dia 19 de março de 2013, o Papa Francisco iniciava com uma Santa Missa na Praça São Pedro, o seu Pontificado. Antes da celebração, o Pontífice fez um breve momento de oração junto ao túmulo do Apóstolo Pedro – local de onde os diáconos saíram em procissão com o anel de pescador e o pálio, dois símbolos do pastoreio e da autoridade de um Papa.

Após a imposição dos dois símbolos, teve início a Santa Missa. Recordamos que Francisco iniciou a sua homilia enviando felicitações ao Papa emérito Bento XVI, uma vez que, como hoje, era festa de São José, é celebrado o seu onomástico (celebrado pelas pessoas que tem o mesmo nome do santo lembrado naquele dia).

“Acompanhamo-lo com a oração, cheia de estima e gratidão”, disse.

Ainda na homilia, o Santo Padre, após fazer confrontar os Evangelhos com a figura de São José, Padroeiro da Igreja Universal, explicou o que significa um ministério da Igreja e sobretudo, o ministério do Bispo de Roma.

“Não esqueçamos jamais que o verdadeiro poder é o serviço, e que o próprio Papa, para exercer o poder, deve entrar sempre mais naquele serviço que tem o seu vértice luminoso na cruz”, destacou.

Ao fim da celebração, o Santo Padre recebeu, na Basílica de São Pedro, as delegações dos 132 países representados na Santa Missa. A presidente do Brasil, Dilma Rousseff, também cumprimentou o Santo Padre.