Dom Carlos exorta jovens universitários à oração

A A
<p>Dom Carlos lembrou a aliança de Deus com a humanidade e propôs um questionamento acerca do compromisso com essa aliança.&nbsp;</p>
Publicado em: 16/10/2014 - 11:30
Créditos: Redação

Por Diego Monteiro

Na quente noite paulistana da sexta-feira, 10, muitos jovens, a maioria universitários, aglomeravam-se nos bares próximos à Paróquia Nossa Senhora dos Pobres, no Butantã. Muitos, mas não todos! Pois, dezenas de jovens estudantes da USP e de outras faculdades, juntamente com a comunidade paroquial, foram à Missa presidida por Dom Carlos Lema Garcia, bispo auxiliar da Arquidiocese de São Paulo e vigário episcopal para a Educação e a Universidade, e concelebrada pelos padres Vandro Pisaneschi e Paulo Zygmunt Frackowiak, CR, pároco.

Dom Carlos lembrou a aliança de Deus com a humanidade e propôs um questionamento acerca do compromisso com essa aliança. “Convido a todos a se perguntarem se realmente somos filhos de Deus. Às vezes, nós dizemos: ‘sim, eu sou filho de Deus’, mas, na prática, vivemos como se Deus estivesse lá longe, atrás das nuvens. Um Deus distante. Um Deus grande, todo poderoso, mas alheio ao que acontece comigo”.

Fábio de Oliveira, estudante de doutorado em Teoria Literária e Literatura Comparada na USP, acredita que o principal desafio é a Igreja mostrar aos jovens de hoje que vale a pena assumir o papel de cristão. “Muitos jovens preferem os bares porque para eles é o que faz bem, é o que traz uma espécie de alegria, de alívio nessa correria do dia a dia”. E disse ainda que “a experiência da religião mostra que o sacrifício pessoal induz ao caminho de felicidade. É claro que pra chegar a isso é preciso uma Igreja que possa amparar essa juventude. Que mostre o Deus que é Pai, que sabe acolher e consegue esperar o tempo de cada um”.

Os jovens universitários foram convidados por Dom Carlos a viver na presença de Deus. “Falem mais com Deus. Agradeçam-lhe pelas coisas boas. Peçam ajuda para as coisas difíceis. Abram o coração, Ele conhece vocês. Deus conhece os seus segredos. Aquilo que ninguém mais conhece. Deus conhece aquilo que, inclusive, nem nós mesmos conhecemos” .