Dom Devair é o novo vigário episcopal para a Pastoral da Comunicação

A A
Bispo auxiliar de São Paulo desde fevereiro, Dom Devair Araújo da Fonseca também é vigário episcopal para a a Região Brasilândia
Publicado em: 16/07/2015 - 09:30
Créditos: Redação

O arcebispo de São Paulo, Cardeal Odilo Pedro Scherer, nomeou nesta terça-feira, 14, o bispo auxiliar Dom Devair Araújo da Fonseca como vigário episcopal para a Pastoral da Comunicação da Arquidiocese de São Paulo.

Dom Devair, que também é vigário episcopal para a Região Brasilândia, sucede ao Cônego Antonio Aparecido Pereira. A missão deste Vicariato é acompanhar a ação pastoral e evangelizadora no mundo da comunicação na Igreja Particular de São Paulo, especialmente pelos meios de comunicação oficiais – jornal O SÃO PAULO, rádio 9 de Julho, o Portal ArquiSP, Folheto Litúrgico Povo de Deus –, a Pastoral da Comunicação (Pascom) e a Assessoria de Imprensa da Arquidiocese.

Leia o decreto de nomeação

O novo vigário da Comunicação afirmou que recebe a nomeação com alegria e também com surpresa. “Neste ano no qual aconteceram grandes mudanças em minha vida pela nomeação episcopal e com os trabalhos na Região Brasilândia, agora foi me pedido esse trabalho junto ao Vicariato da Comunicação. Sob as bênçãos de Nossa Senhora, vamos trabalhar juntos”.

Biografia

Natural de Franca (SP), Dom Devair nasceu em 10 de fevereiro de 1968. Entrou no Seminário Maior “Nossa Senhora do Patrocínio” em Franca, em 1992. Cursou Filosofia no "Instituto Agostiniano de Filosofia", em Franca (1992 -1994), e, Teologia no Centro de Estudos da arquidiocese de Ribeirão Preto, SP, afilhado à Pontifícia Faculdade de Teologia "Nossa Senhora da Assunção", de São Paulo (1995-1998). Foi ordenado Sacerdote em 20 de dezembro de 1998 na paróquia “São Sebastião”, em Franca. Fez ainda o Curso Superior de Processamento de Dados na Universidade de Franca (1987-1991); Mestrado em Teologia Dogmática na Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma (2000-2002); Curso de especialização para Formadores nos Seminários na Faculdade Dehoniana de Taubaté, SP. (2007-2008).

Em 10 de dezembro de 2014, foi nomeado pelo Papa Francisco como bispo titular de Uzalis e auxiliar de São Paulo, sendo ordenado em 1º de feveriro do mesmo ano. Recentemente, Dom Devair foi eleito membro da Comissão Episcopal para a Comunicação Social da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Saiba mais sobre Dom Devair Araújo da Fonseca