Dom Edmar Peron toma posse em Paranaguá

A A
Nomeado pelo Papa Francisco em 25 de novembro, Dom Edmar era bispo auxiliar de São Paulo e vigário episcopal na Região Belém
Publicado em: 18/12/2015 - 12:15
Créditos: Redação

Dom Odilo saúda Dom Edmar durante sua posse na Diocese de Paranaguá (Foto: Dom Julio Endi Akamine)Dom Edmar Peron tomou posse como bispo diocesano de Paranaguá (PR), na noite desta quinta-feira, 17. A celebração aconteceu na Catedral Diocesana Nossa Senhora do Rosário e contou com a presença de diversos bispos, entre eles o arcebispo de São Paulo, Cardeal Odilo Pedro Scherer, e os bispos auxiliares da Arquidiocese.

Também estavam presentes o clero e o povo de Paranaguá e diversos padres  e fiéis da Arquidiocese de São Paulo, especialmente da Região Episcopal Belém, onde Dom Edmar exercia a função de vigário episcopal desde 2010.

Transferindo da sede titular de “Mattiana”, e do ofício de bispo auxiliar da Arquidiocese de São Paulo (SP), Dom Edmar foi nomeado pelo Papa Francisco como bispo para Paranaguá no último dia 25 de novembro. Natural de Maringá (PR), dom Edmar nasceu no dia 4 de março de 1965. Foi nomeado bispo auxiliar de São Paulo em 30 de dezembro de 2009 e tem como lema episcopal “Eis que venho para fazer a tua vontade”.

Ao dirigir sua saudação a Dom Edmar, Dom Odilo manifestou que a Diocese terá um grande bispo. “Eu faço votos de que todos possam colaborar com ele de todo o coração, dar-se as mãos e, realmente, unir esforços pelo bem da Diocese de Paranaguá... Todos municípios e comunidades que fazem parte desta diocese serão muito abençoadas pela presença e pela companhia de Dom Edmar”.

Desde abril deste ano a Diocese de Paranaguá estava “vacante”, sem bispo, após o falecimento de dom João Alves. Quem estava à frente da Diocese, como Administrador Apostólico, era dom Francisco Bach, bispo de São José dos Pinhais.

Leia também:

Nomeado vigário episcopal para a Região Belém