Dom Odilo: ‘A ressurreição de Jesus é uma verdade do céu’

A A
Afirmou o Arcebispo de São Paulo, na missa da manhã desta terça-feira, 14, em sua residência
Publicado em: 14/04/2020 - 19:00
Créditos: Redação

O Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo, presidiu a missa desta terça-feira da Oitava da Páscoa,  14, na capela de sua residência, transmitida pela rádio 9 de Julho e pelas mídias digitais da Arquidiocese.

Dom Odilo ofereceu a Eucaristia por todos os doentes e recordou, de modo particular, os padres que estão com COVID-19. Segundo ele, pelo menos cinco sacerdotes da Arquidiocese estão com a doença. 

GRAÇA DO BATISMO

Na homilia, Dom Odilo explicou que a liturgia desta semana da Páscoa é marcada pelo testemunhos do encontro com o Ressuscitado e pelo Batismo.

“No Batismo, morremos ao homem velho e ressurgimos para a nova criatura em Cristo. E por isso mesmo, já vivemos a graça da participação dos frutos da ressureição, da remissão dos pecados e da filiação divina”,  afirmou o Cardeal, que acrescentou:

“Ao longo desta semana, pedimos a Deus que valorizemos a graça do nosso Batismo. Pedimos que Deus aumente em nós a fé, a esperança e a caridade”.  

O Arcebispo mencionou o pedido feito na oração do dia: “acompanhais o vosso povo com vossos dons celestes, para que, tendo conseguido a verdadeira liberdade, possa um dia alegrar-se no céu, como exulta agora na terra”.

ENCONTRO COM O RESSUSCITADO

Ao comentar o Evangelho do dia (Jo 20,11-18), que narra o encontro de Maria Madalena com o Ressuscitado e seu testemunho aos apóstolos: “Eu vi o Senhor”, o Cardeal destacou que, ao se aproximar do túmulo vazio, Maria encontrou dois anjos que, como explicou Dom Odilo, comprovam que “a ressurreição de Jesus é uma verdade do céu, é um dom de Deus, algo que Ele realizou”.

Ao se dirigir a discípula, Jesus fez uma afirmação, que Dom Odilo considera reveladora:  “Ainda não subi para meu Deus e vosso Deus, meu Pai e vosso Pai”.

“Jesus está diante de Deus Pais de uma maneira única. Com Jesus, somos feitos filhos de Deus e também estamos diante o Pai. Ele nos introduz na casa do Pai. Esta graça nos é comunicada pelo Batismo”, ressaltou.

CUIDAR UNS DOS OUTROS

Antes da bênção final da missa, o Arcebispo renovou sua recomendação para que todos permaneçam em suas casas, como têm orientado as autoridades sanitária para evitar a disseminação do novo coronavírus. Dom Odilo mais uma vez dirigiu suas preses aos doentes e a todos aqueles que estão sofrendo direta ou indiretamente com a pandemia.

“Procurem espalhar a alegria e a esperança. Vamos superar esta pandemia com o mínimo possível de sofrimento e de vítimas. Cuidemos bem uns dos outros. A saúde é o dom mais precioso que temos”, exortou o Cardeal.  

EM COMUNHÃO COM A PARÓQUIA

Como tem feito desde o início do isolamento social, Dom Odilo pediu aos fiéis que busquem estar unidos espiritualmente às suas comunidades eclesiais. “Continuem ligados a sua paróquia, essa é a sua Igreja, a sua comunidade concreta, onde você está inserido na grande Igreja”, destacou.

Por fim, o Cardeal pediu a todo povo que não se esqueça de ajudar os pobres e as muitas organizações da Igreja que realizam esse serviço para com os mais necessitados.  “Ajudem, apoiem de todas as formas que puderem, para que essas obras continuem a realizar seu trabalho também em nosso nome”, afirmou.

As missas presididas por Dom Odilo são transmitidas diariamente, às 7h, pela rádio 9 de Julho e pela página da Arquidiocese no Facebook.