Dom Odilo: ‘Até onde vão o nosso temor de Deus e a nossa fidelidade?’

A A
.
Publicado em: 28/09/2020 - 09:45
Créditos: Redação

Na missa desta segunda-feira, 28, celebrada na capela de sua residência, o Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo, refletiu sobre história bíblica de Jó.

Na Eucaristia, transmitida pela rádio 9 de Julho e pelas mídias digitais da Arquidiocese, Dom Odilo também rezou na intenção de Dom Ângelo Ademir Mezzari, Bispo Auxiliar de São Paulo e que tomará posse nesse ofício no próximo domingo, 4, às 11h, na Catedral da Sé.

FIEL NA PROVAÇÃO

A liturgia deste dia inicia a leitura do Livro de Jó, que, como explicou o Cardeal Scherer, na homilia, é considerado um texto bíblico de sabedoria, com o objetivo de ensinar uma lição: a tentação do demônio e a resistência a ela por meio da fidelidade a Deus.

Jó é apresentado como um homem rico, temente a Deus e que pratica boas obras. Na história, Satanás desafia Deus, alegando que Jó trilha o caminho do bem porque não tem tribulações em sua vida. Por isso, pede permissão para tentar a Jó para verificar até onde vai a sua fidelidade.

Assim, o personagem perde, aos poucos, tudo o que tinha de importante em sua vida, familiares, bens, até ficar sem nada. Mesmo assim, Jó resiste e permanece fiel a Deus. Ao invés de reclamar, ele afirma: “Nu eu saí do ventre de minha mãe e nu voltarei para lá. O Senhor deu, o Senhor tirou; como foi do agrado do Senhor, assim foi feito. Bendito seja o nome do Senhor!”

CONFIANÇA

“Essa foi uma atitude de fé de quem ainda continua a crer, apesar de tantos golpes, Jó não desiste de sua fidelidade”, ressaltou o Dom Odilo.

O Arcebispo enfatizou, ainda, que essa questão sobre a fidelidade a Deus em meio às provações é colocada para todos os cristãos.

“Afinal, confiamos em Deus porque temos vantagem nisso e se temos algum problema, colocamo-nos a reclamar com o Senhor, a duvidar da fé, a deixar de rezar e não ir mais à Igreja? Até onde vão o nosso temor de Deus e a nossa fidelidade a Ele?”, indagou Dom Odilo, recordando que a Sagrada Escritura que aqueles que são de Deus são provados no sofrimento.