Dom Odilo faz um resumo do primeiro dia do Sínodo

A A
Em seu resumo diário sobre o Sínodo, o Arcebispo de São Paulo relatou que a Igreja está reunida a serviço da Verdade e daquilo que é o bem da família
Publicado em: 06/10/2015 - 10:00
Créditos: Redação com Rádio Vaticano

O Arcebispo de São Paulo, Card. Odilo Pedro Scherer, fará diariamente um resumo do que está sendo debatido no Sínodo. Eis o que o Cardeal disse sobre o primeiro dia:

“O primeiro dia, naturalmente, teve todos os ritos de abertura e a palavra do Santo Padre. O Papa deu orientações muito importantes para o Sínodo. Disse que não era um parlamento nem um parlatório, onde se deve chegar a um compromisso para acertar as ideias ou, então, que um partido vence o outro. Disse que o único partido ali é o do Espírito Santo, portanto todos devemos estar atentos ao Espírito Santo e não se trata, portanto, de fazer com que vença uma maioria, mas que vença a Verdade, aquilo que é o bem da Igreja, o bem da família"

Intervenções

"Tivemos depois o longo relatório de introdução do Relator-Geral, Card. Erdo, que fez uma síntese do Instrumento de Trabalho, e depois passamos para as intervenções individuais de três minutos. Muitos falaram sobre a primeira parte do Instrumento, a problemática da família, retomando em síntese a Assembléia do ano passado. No fim da tarde, houve as intervenções livres, também breves, mas sobre temas diversos."

Círculos Menores

"Hoje se continua sobre a primeira parte, mas já na parte da tarde iremos aos grupos, por línguas, para fazer um ‘apanhado’ geral daquilo que se disse na primeira parte e também para elaborar o texto da primeira parte, que depois será praticamente encaminhado para a Secretaria-geral, a fim de ajustar para que o texto seja levado à votação no final."