Dom Odilo: ‘Que possamos reencontrar a harmonia e a paz’

A A
.
Publicado em: 10/06/2020 - 09:00
Créditos: Redação

O Cardeal Odilo Pedro Scherer iniciou o programa “Diálogos de Fé”, transmitido ao vivo por meio de sua página oficial no Facebook e pela rádio 9 de Julho (AM 1.600 kHz), no domingo, 7, na Solenidade da Santíssima Trindade, rezando por todos os doentes de COVID-19 e desejando que todas as pessoas os vejam com carinho e atenção.

O Arcebispo de São Paulo recordou a fala do Papa Francisco aos italianos sobre o equívoco daqueles que acham que a pandemia está controlada: “Em São Paulo e no Brasil, em geral, está aumentando o número de mortos e de doentes. Continuemos firmes cuidando para não ficarmos doentes e não colocar em risco a vida de outras pessoas”.

SUPERAR OS PROBLEMAS JUNTOS

O Cardeal Scherer citou a quantidade de pessoas que continuam desassistidas, apesar do aumento das doações, e reforçou que a pandemia tem exposto numerosos problemas do País. Diante disso, ele observou que os brasileiros devem se unir para superá-los e não estimular divisões: “Não faz sentido ficar se debatendo por causa de partido ou ideologia. Se nos manifestamos é para buscar juntos o que é o melhor caminho para nosso Brasil e para nosso povo, especialmente os doentes, o povo mais sofrido e os aflitos. Que possamos reencontrar a harmonia e a paz”.

Ao falar sobre os protestos e manifestações que estão ocorrendo no Brasil e no mundo nos últimos dias contra o racismo, a violência policial e por motivos políticos, Dom Odilo disse que as pessoas devem ter liberdade para se manifestar e protestar, “mas que não se criem violências. Que os protestos tenham objetivo e possam levar a alguma ação para melhorar a convivência e superar uma série de problemas como o racismo e a discriminação”.

CELEBRAR EM CASA

O Cardeal recordou a Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo, na próxima quinta-feira, 11. Ele convidou os fiéis a acompanhar a celebração de Corpus Christi pelas redes sociais ou meios de comunicação e a dar testemunho público de fé, colocando algum símbolo na porta, janela ou fachada das casas e apartamentos.

“Nós estaremos celebrando Corpus Christi em São Paulo, infelizmente não com grandes celebrações com o povo e procissões. Os padres farão algum gesto de sair com a Eucaristia no ostensório pelas ruas, porque isso faz parte de Corpus Christi e do testemunho público da nossa fé na Eucaristia, e, também, para dizer que Ele está no meio de nós.”

Após essas reflexões, Dom Odilo respondeu a diversas perguntas enviadas pelos internautas.