É tempo de solidariedade com os mais vulneráveis

A A
Serviço Franciscano e Aliança de Misericórdia precisam de doações diante da intensificação do atendimento aos mais vulneráveis da sociedade
Publicado em: 02/04/2020 - 10:45
Créditos: Redação

O Serviço Franciscano de Solidariedade (Sefras) oferece um importante auxílio para população de rua, na região central de São Paulo (SP). O Sefras Pop Rua, popularmente conhecido como “Chá do Padre”, é um espaço de acolhida, escuta e partilha, que oferece diariamente 300 refeições e 300 lanches da tarde, com chá e pão, daí vem o nome dado pelos próprios frequentadores do local. A assistência é realizada de segunda a domingo das 7h às 19h, na Rua Riachuelo, 268.

Todo esse trabalho social é mantido por doações e parcerias públicas e privadas. Nesse período de pandemia do novo coronavíruis (COVID-19), a organização têm estado sob absoluta vigília para não interromper suas atividades, garantindo que não exista aglomeração ou transmissão de qualquer tipo de infecção por vírus, aderindo aos procedimentos de saúde para que todos estejam seguros.

SENTIR-SE EM CASA

O Sefras nesse período conta com a ajuda de voluntários e necessita de muitas doações, pois a demanda de atendimentos a crianças, famílias, idosos, população em situação de rua e imigrantes aumentou.

“Estão faltando doações e isso acaba sobrecarregando o espaço. Os funcionários e voluntários têm se esforçando muito e isso tem ajudado bastante. Muitos moradores em situação de rua reclamam da falta de doação e do medo de ficarem na rua. Eles nos procuram, pois se sentem em casa”, disse ao O SÃO PAULO Silvia Regina, Assistente Social do Sefras.

IMPORTÂNCIA DAS DOAÇÕES

Segundo Frei Diego Melo, que auxilia neste trabalho do Sefras, está sendo um período desafiador, pois muitas organizações e pastorais que ajudavam na distribuição de alimentos para população de rua suspenderam as atividades por estarem de quarentena.

“Nós tivemos a iniciativa de criarmos uma tenda em frente ao Largo São Francisco, com o objetivo de distribuir os alimentos. Estamos pedindo para que os grupos que faziam entregas de marmitex e não estão fazendo mais em função do coronavírus, que nos tragam essas doações, pois faremos esse repasse. Assim, preservamos a saúde das pessoas e também alimentação a população de rua”, afirmou o Frei.

COMO DOAR?

Os materiais que o Sefras mais precisa neste momento são: álcool liquido, álcool em Gel, copos descartáveis, luvas, máscaras, toucas e aventais descartáveis, óculos de proteção, máscara N95, alimentos não perecíveis, produtos de limpeza e de higiene pessoal.

As doações podem ser entregues na Paróquia Santo Antônio do Pari (Praça Padre Bento, 13, Pari - todos os dias, das 8h às 18h), Paróquia São Francisco de Assis (Largo de São Francisco, 133, Centro - todos os dias, das 8h às 18h), Casa de Alice Tibiriça (Rua Bom Pastor, 1.914, Ipiranga - de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h), e Casa de Clara (Rua Serra de Jairé, 316, Belenzinho - de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h). Para ser voluntário ou para mais informações acesse www.sefras.org.br.

RESTAURA-ME

A Casa Restaura-me, da Aliança de Misericórdia, é um núcleo de convivência para adultos em situação de rua, que atende em média 450 pessoas por dia, entre homens e mulheres adultos, que podem escolher entre permanecer na casa durante o atendimento das 8h às 16h, ou participar apenas de alguma atividade pontual.

O serviço oferece acolhida, alimentação, espaço de estar e convívio, encaminhamento para acesso aos benefícios socioassistenciais, banho e higiene pessoal, atividades culturais e recreativas, oficinas de preparação para o mundo do trabalho e geração de renda.

Neste período de pandemia, a Casa Restaura-me também necessita de doações para prevenção de doenças e higienização de todos.

As principais demandas são de: álcool em gel, desinfetante, sabonete líquido, máscaras e luvas, sabão em pó e sabonetes. Além de descartáveis como garfos, facas e isopores para marmitex.

As doações podem ser entregues na Rua Monsenhor Andrade, 746, Brás, todos os dias, das 8h Às 16h. Mais informações pelo site www.misericórdia.com.br, pelos telefones (11) 3926-7134 e (11) 3228-6503 ou pelo Whatsapp (11) 99764-6252.

(Colaborou: Luciney Martins)