Encontro de Liturgia destaca que toda devoção deve levar a Cristo

A A
2º Encontro Arquidiocesano de Formação Litúrgica, no sábado, 16, teve como foco a reflexão ao redor do mistério de Cristo, a vida dos santos e o papel de sua veneração para os cristãos
Publicado em: 21/09/2017 - 10:30
Créditos: Redação
Christina Saddi

“O Culto Litúrgico dos Santos e Piedade Popular” foi o tema do 2º Encontro Arquidiocesano de Formação Litúrgica, realizado no sábado, 16, no Centro Pastoral São José, no Belém, com a participação de representantes das seis regiões episcopais da Arquidiocese.

O Encontro teve como foco a reflexão ao redor do mistério de Cristo, a vida dos santos e o papel de sua veneração para os cristãos. Foi enfatizado que a finalidade de toda e qualquer devoção é chegar a Cristo.

Após a abertura da atividade, feita pelo Padre Roberto Lacerda, integrante da Comissão Arquidiocesana de Liturgia, o Padre Francisco Inácio Vieira, SDB, assessorou o encontro, falando sobre a temática do “Culto dos Santos na Celebração do Mistério de Cristo”.

Recordando a oração eucarística II – “... vós sois santo e fonte de toda santidade” –, Padre Francisco Inácio comentou que os santos rezam pelos homens, que a eles recorrem para que intercedam junto a Deus, e que Cristo é o único redentor, de modo que os benefícios em resposta à oração vêm do Altíssimo, por meio de seu Filho, Jesus. Assim, todo testemunho de veneração aos santos leva a Cristo.

O Palestrante comentou, também, sobre a liturgia e culto dos santos, ressaltando que a Igreja celebra a obra maravilhosa de Deus na comemoração dos santos, e ao longo do ano litúrgico, nas memórias, festas e solenidades. Mencionou, ainda, os ritos de dedicação da igreja e do altar; as relíquias; os sacramentos da Igreja, especialmente a Eucaristia; a ladainha dos santos; as procissões; as cerimônias de ordenação e de consagração religiosa; e as canonizações e beatificações.

Por fim, Padre Francisco Inácio comentou sobre a piedade popular e o culto dos santos, destacando que é por causa da luz de Cristo que os cristãos invocam os santos e que as festas devocionais sempre devem estar centradas em Jesus Cristo.

(Colaborou: Christina Saddi)