Entronização da nova imagem de Nossa Senhora da Assunção na Catedral da Sé

A A
No domingo, 14, na Catedral Metropolitana da Arquidiocese de São Paulo, houve uma solene bênção e entronização da nova imagem da padroeira da Catedral
Publicado em: 16/08/2016 - 14:00
Créditos: Redação

No domingo, 14, na Catedral Metropolitana da Arquidiocese de São Paulo, houve uma solene bênção e entronização da nova imagem da padroeira da Catedral, Nossa Senhora de Assunção. Em seguida, o Cardeal Odilo Pedro Scherer, arcebispo metropolitano, presidiu a Celebração Eucarística.  

A imagem é de madeira e foi esculpida exclusivamente para a Catedral da , pelo escultor Carlos Calsavara, nascido em São João Del Rei (MG), local onde se encontram boa parte das obras de Aleijadinho. Carlos disse ter despertado o interesse em ser escultor por causa do artista mineiro conhecido internacionalmente e que em seu trabalho sacro procura fazer uma ponte entre o plano físico e o espiritual através do êxtase causado pelo impacto estético. “Quanto mais bonito o resultado da imagem, mais atinjo esse objetivo”, disse ao O São Paulo.

Durante a missa, Padre Luiz Eduardo Pinheiro Baronto, Cura da Catedral, agradeceu aos benfeitores que ajudaram a financiar a confecção da nova imagem, entre eles, o Monsenhor Vicente Ancona, vigário regional do Opus Dei no Brasil, que estava presente na cerimônia. Pe Baronto também agradeceu ao artista Carlos Casalvara que “com sua delicadeza própria, mostra a beleza de Deus” e acrescentou: “agora, as pessoas que buscam a Catedral encontram essa belíssima imagem de Nossa Senhora da Assunção”.

 

Homenagem aos pais

O Cardeal Scherer, em sua homilia, falou sobre a importância do papel de ser pai. Referiu-se a um vídeo que compartilhou em sua conta no Facebook , em que um pai ensina o filho a rezar o “Pai-Nosso”, e comparou o pai da terra com o Pai do céu: “ O pai na terra é imagem para o Pai do céu”. Dom Odilo disse que “o Pai do céu é o melhor dos pais, Jesus mesmo falou que Ele é um Pai bom, misericordioso, justo”.

 

Programação da Festa de Nossa Senhora da Assunção

A solenidade de Nossa Senhora da Assunção este ano é celebrada em 21 de Agosto. Na Catedral, haverá missas às 9h; 11 h e às 17h, antecedida pelo Ofício Divino das Vésperas às 16h30. A programação inclui um tríduo preparatório nos dias 18, 19 e 20 com início às 11:30, com a recitação do Ofício Divino seguido de Santa Missa.

(Fonte: Millena Guimarães, especial para O SÃO PAULO)