Equipes de coordenação avaliam caminhada pastoral da Arquidiocese

A A
Representantes de pastorais, movimentos e organismos eclesiais se reuniram com o Arcebispo e os bispos auxiliares na manhã deste sábado
Publicado em: 01/09/2018 - 14:45
Créditos: Redação

As equipes de coordenação das regiões episcopais, setores, vicariatos, pastorais, movimentos, associações, novas comunidades e outros organismos da Arquidiocese de São Paulo se reuniram na manhã deste sábado, 1º, na Faculdade Paulus de Comunicação (Fapcom), com o Arcebispo Metropolitano, Cardeal Odilo Pedro Scherer, e os bispos auxiliares.

O encontro teve o objetivo de acompanhar a implementação do 12º Plano de Pastoral da Arquidiocese, bem como a participação desses organismos eclesiais nos trabalhos do sínodo arquidiocesano.

Com o tema “Urgências da Evangelização na cidade”, o 12º Plano de Pastoral apresenta seis urgências pastorais para a Igreja em São Paulo no quadriênio 2017-2020.

Acesse o 12º Plano de Pastoral

Em seguida, os participantes, em grupos para responderem as seguintes questões: “O que cada coordenação pastoral conseguiu fazer em 2018 para “enfrentar” a urgência pastoral que mais lhe diz respeito? Quais as dificuldades encontradas?”. Além disso, os grupos indicaram iniciativas que consideram importantes para promover a “conversão e a renovação missionária” da Igreja em São Paulo.

Dom Odilo destacou que o resultado das reflexões em grupos também são percepções da realidade eclesial de São Paulo e, por isso, são informações importantes para o caminho sinodal em vista de uma "renovação missionária da pastoral”.  Ele reconheceu que há muito por ser feito, mas também é preciso reconhecer as muitas coisas bonitas que já são realizadas e precisam se tornar conhecidas. “É desejo do sínodo fazer essa grande percepção. Que identidade temos? Qual é a nossa missão? Em função do que estamos agindo?”, completou o Arcebispo. 

Também foi apresentado o andamento do levantamento de campo da realidade religiosa e pastoral da Arquidiocese em vista do sínodo arquidiocesano, que têm como objetivo auxiliar na percepção da realidade dos católicos que vivem nos perímetros das cerca de 300 paróquias da Arquidiocese.  

Leia a reportagem completa na próxima edição do jornal O SÃO PAULO.