Novena de Natal

A A
Família: aqui há lugar para Jesus
19/11/2015 - 14:15

Queridos irmãos:

Tenho a satisfação de apresentar e de recomendar este roteiro para a Novena de Natal, preparado pela Arquidiocese de São Paulo, na esperança de que ele seja útil e estimulante para preparar bem o Natal de Jesus nos lares e nas comunidades.

O tema é sugestivo e lembra que o nascimento de Jesus foi um “acontecimento em família”, que envolveu uma jovem mulher e seu esposo, a vida cotidiana de uma família, a educação, o templo e a prática da religião... A vinda do Filho de Deus a este mundo foi para nos reunir a todos na grande família de Deus e nos tornar irmãos e irmãs na família da humanidade.

O Papa Francisco e os bispos reunidos no Sínodo sobre a vocação e a missão da família na Igreja e no mundo atual nos recordaram que a família tem uma vocação grande e belíssima e uma missão abençoada por Deus.

Ao nos prepararmos para a celebração do Natal de Jesus, queremos nos dispor para acolher a vinda do Salvador também em nossos lares e em nosso convívio familiar. O exemplo de Maria, de José e dos outros personagens ligados ao nascimento e à infância de Jesus pode inspirar nossas famílias a viverem bem sua vocação e missão cada dia.

Que Deus abençoe todas as famílias e seus lares. Tenhamos todos um olhar carinhoso também pelas famílias que sofrem por vários motivos, e pelas famílias que passam por problemas. E não esqueçamos as pessoas que vivem sem ter uma família! Deus quer estar presente na vida de todas essas pessoas também.

Feliz e abençoado Natal de Jesus! Que a Sagrada Família acompanhe e proteja seus lares!

Cardeal Odilo Pedro Scherer

 

Músicas para ouvir:

1. O Senhor está pra chegar
2. Senhor, vem salvar teu povo
3. Vem, ó Senhor, com o teu povo caminhar
4. Ouve-se na terra um grito
5. Quando virá, Senhor, o dia
6. Envia tua Palavra
7. Um pouco além do presente
8. O Senhor fez em mim maravilhas (Magnificat)
9. Vigiai, vigiai...
10. Como o sol nasce da aurora
11. Noite Feliz
12. As colinas vão ser abaixadas
13. Ó vem, Senhor, não tardes mais!
14. Converte-nos, Senhor Deus