Estudantes de teologia peregrinam à Catedral da Sé pelo Jubileu da Misericórdia

A A
Na abertura do ano acadêmico, estudantes da faculdade de teologia da PUC-SP e da Faculdade São Bento passaram pela Porta Santa e participaram de missa presidida pelo Cardeal Scherer
Publicado em: 19/02/2016 - 10:00
Créditos: Redação

Por Millena Guimãres

Nesta quinta-feira, 18, no Mosteiro de São Bento, aconteceu abertura do ano acadêmico da Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção (PUC-SP), seguida de peregrinação do Ano Santo da Misericórdia à Catedral da Sé, onde o arcebispo de São Paulo, Cardeal Odilo Pedro Scherer, presidiu missa. Os estudantes e professores da Faculdade São Bento também participaram da atividade.

Ao acolher os estudantes, o professor de teologia Frei Osmar Cavaca falou sobre o Jubileu extraordinário proclamado pelo Papa Francisco e explicou que a peregrinação se assemelha ao caminho percorrido por Jesus, assim como a Porta Santa representa o acolhimento de Deus misericordioso. “Nós, como teólogos e estudantes de teologia, somos chamados a reacender o tema de misericórdia em nossos estudos”, destacou.

Após um momento de reflexão e oração no Mosteiro, os alunos seguiram em peregrinação até a Catedral da Sé, caminhando pelas ruas do centro da Capital paulista.

Na catedral, o diretor da Faculdade de Teologia, Padre Valeriano dos Santos Costa, conduziu uma breve reflexão sobre a Porta Santa e, em seguida, os alunos entraram no templo. Alguns, ao passar pela Porta Santa, em gesto de oração beijavam seu batente. Eles percorreram o roteiro de peregrinação proposto pela Catedral – meditação sobre a vocação na pia Batismal, caminhada pelo corredor da nave central, parada diante do altar, visita ao Santíssimo Sacramento, oração diante das imagens de Jesus Crucificado e de Nossa Senhora das Dores, e confissão.

Na homilia, Dom Odilo refletiu sobre o significado da misericórdia de Deus e ressaltou que o ser humano é fruto desta misericórdia. O Arcebispo exortou os alunos e professores a se dedicarem aos estudos, destacando que ensinar e aprender é uma das obras de misericórdia que a Igreja incentiva.

Leia a reportagem completa na próxima edição do jornal O SÃO PAULO, semanário da Arquidiocese.