III Assembleia Extraordinária do Sínodo dos Bispos

A A
Publicado em: 16/10/2014 - 14:45
Créditos: Redação


Entre os dias 5 e 19 de outubro, foi realizada a III Assembleia Geral Extraordinária do Sínodo dos Bispos, com o tema: "Os desafios pastorais da família no contexto da evangelização". 

Sínodo contou com  253 participantes, entre eles, 14 casais de esposos, subdivididos entre especialistas e auditores. 

"Os desafios pastorais da família no contexto da Evangelização"

Considerando a amplitude e complexidade do tema, o Santo Padre definiu um itinerário de trabalho em duas etapas, que constitui uma unidade orgânica, como ressalta o Instrumentum Laboris (Instrumento de Trabalho) do Sínodo:

 - Na Assembleia Geral Extraordinária de 2014, os padres sinodais avaliarão e aprofundarão os dados, os testemunhos e as sugestões das Igrejas particulares, com a finalidade de enfrentar os novos desafios sobre a família.

- A Assembleia Geral Ordinária de 2015, mais representativa do episcopado, inserindo-se no precedente trabalho sinodal, meditará ulteriormente sobre as temáticas abordadas para encontrar adequadas linhas de acção pastorais.

Desde sua convocação pelo Papa Francisco em 8 de outubro de 2013, a Secretaria Geral do Sínodo deu início à preparação mediante o envio de um Documento Preparatório com um questionário que suscitou uma vasta resposta por parte de católicos do mundo inteiro. 

Dois documentos, em particular, são aguardados com expectativa: a publicação da mensagem conclusiva, no sábado 18 de outubro, e o novo “Relatório do Sínodo” que substitui as clássicas “Proposições finais”, apresentadas diretamente ao Papa, e que será tornado público posteriormente.

O documento, após, coadjuvado por um pequeno questionário, constituirá a base do “Documento de trabalho” do Sínodo de 2015. Um sinal – explica o Cardeal Baldisseri, secretário geral do Sínodo - da vontade do Papa de “consultar todo o povo de Deus”.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Vídeos