Lançados logotipo e hino do sínodo

A A
Para dar visibilidade e motivar o envolvimento do povo no caminho sinodal que a Arquidiocese de São Paulo, foram divulgados o logotipo e o hino oficiais
Publicado em: 13/09/2017 - 12:15
Créditos: Redação

Com o objetivo de dar mais visibilidade e motivar o envolvimento do povo no caminho sinodal que a Arquidiocese de São Paulo está iniciando, foram divulgados na terça-feira, 12, o logotipo e o hino oficiais do sínodo arquidiocesano.

O logotipo será utilizado em todos os materiais de divulgação e formação das diferentes etapas do sínodo até sua conclusão em 2020, com a assembleia sinodal. Já o hino poderá ser executado nas atividades do caminho sinodal tanto em âmbito paroquial, regional e arquidiocesano.
 

Logotipo

Desenvolvido pelo designer Marco Antonio Merlos da Cunha, o “logo” do sínodo arquidiocesano foi criado após um processo de reflexão e consulta feitas pela Comissão de Coordenação Geral do sínodo, e de propostas de diversos artistas. 

Marco Antonio explicou ao O SÃO PAULO que um logotipo precisa expressar em poucos traços a ideia central daquilo do que ele representa, e, no caso do sínodo arquidiocesano, a temática “Caminho de comunhão, conversão e renovação missionária” e o lema “Deus habita esta cidade. Somos suas testemunhas”. 

“O ‘logo’ por si só precisa passar uma informação com começo, meio e fim”, acrescentou. 

Na imagem, a Catedral da Sé, símbolo da Igreja em São Paulo, aparece em meio a prédios e uma casa, representando a inserção da Igreja na cidade.  Os prédios são apresentados de modo genérico, não indicando se são residenciais ou comerciais, justamente para representar a cidade como um todo. “Também inseri a casa para tornar o logotipo mais humano. Mesmo que não haja representação de pessoas, sabemos que há pessoas que moram na casa, assim como há pessoas que trabalham ou moram nos prédios” 

Os elementos do “logo” são apresentados dentro de um círculo, símbolo da perfeição que, ao mesmo tempo, representa o caminho feito com toda a cidade. O círculo começa na Catedral, representando a Igreja em saída para a cidade. “Todos juntos realizamos um caminho para a perfeição de Cristo”, completou o designer.

O Arcebispo aprovou a aplicação do logotipo nos documentos e comunicações oficiais do sínodo.

Hino

O hino para o sínodo arquidiocesano teve a letra elaborada pela Comissão de Coordenação Geral e a melodia é de autoria do Padre Luiz Eduardo Baronto, Cura da Catedral da Sé.

Também baseada no tema e lema do caminho sinodal, houve a preocupação de compor uma letra de fácil memorização e uma melodia que pudesse ser executada nas comunidades por diferentes instrumentos e arranjos musicais.

O refrão ressalta a compreensão da Igreja como povo de Deus que caminha em unidade, com a missão de anunciar o Evangelho. As estrofes recordam a origem missionária da cidade, no Pateo do Collegio, bem como os santos que marcaram a história de São Paulo, convidando os cristãos de agora a continuarem a ação evangelizadora na cidade. Expressões como “discípulos missionários” e “Igreja em saída” visam ajudar as pessoas a compreenderem a proposta do sínodo, da mesma forma que estimulam a conversão e a renovação da Igreja em São Paulo. 

Além de disponibilizar a letra e a partitura do hino, também foi feita uma versão em áudio, com vozes e arranjo musical, gravada nos estúdios da gravadora Paulinas Comep , com o intuito de ser amplamente difundida nas redes sociais e nas paróquias. 
 

Ouça o hino:

 

HINO DO SÍNODO ARQUIDIOCESANO

Povo de Deus, Igreja do Senhor,
Caminhemos sempre unidos num só coração!
Quanta alegria! Que bênção tão grande!
O Evangelho de Jesus anunciar

 
No Páteo do Colégio / São Paulo recebeu
A semente do Evangelho / de santos missionários
Chegou a nossa vez! É missão de todos nós!
Boa Nova de Jesus, à cidade anunciar
 
De Cristo somos nós / Discípulos-missionários
“Igreja em saída” / ao encontro dos irmãos.
Levemos generosos / a alegria do Evangelho
A todos os recantos / da cidade a esperar

Vem dar-nos, ó Senhor / fervor de missionários
Envia teu Espírito / e nos mostra o caminho
Converte-nos agora / e renova a Tua Igreja.
Concede aos teus filhos / unidade, amor e fé
 

Baixe a letra do Hino

Baixe a partitura do Hino