Mais de 30 mil jovens irão participar do Dia Nacional da Juventude em SP

A A
Nomes como Rosa de Saron, Frei Gilson, Colo de Deus, Eliana Ribeiro, Thiago Brado, Adoração e Vida e Tony Allysson já foram confirmados
Publicado em: 13/09/2018 - 13:15
Créditos: Redação

“Juventude Construindo uma Cultura de Paz” é o tema do 33º Dia Nacional da Juventude (DNJ), que, na Arquidiocese de São Paulo, será celebrado em 16 de setembro, das 8h às 19h30, com o “Summer Beats DNJ”. O Aeroporto Campo de Marte, no bairro de Santana, acolherá o evento. 

Nomes como Rosa de Saron, Frei Gilson, Colo de Deus, Eliana Ribeiro, Thiago Brado, Adoração e Vida e Tony Allysson já foram confirmados e compõem a programação, que conta, também, com feira vocacional, atendimento de confissões, adoração ao Santíssimo Sacramento, catequese dos bispos e missa, que será presidida pelo Arcebispo Metropolitano de São Paulo, Cardeal Odilo Pedro Scherer, às 11h. 

Padre José Roberto Lacerda, Assessor do Setor Juventude da Arquidiocese de São Paulo, destacou o tema deste ano: “No momento em que nosso País enfrenta inúmeros desafios, em que a juventude é marginalizada e aliciada, fazendo- -os esquecer o sentido do ser, é um momento de mostrar a juventude que tem sonhos e objetivos”.

Recordando a Campanha da Fraternidade deste ano, o lema escolhido é inspirado no livro de São João: “Disse estas coisas para que em mim vocês tenham paz. Neste mundo, vocês terão aflições, contudo, tenham coragem, eu venci o mundo” (Jo 16,33). 

Segundo Fabio Gomes, um dos organizadores, ampliar o DNJ em parceria com o Summer Beats é também uma oportunidade de contemplar o retorno do festival católico a São Paulo e de transformá-lo em uma grande festa para todos os envolvidos.

“O Summer Beats é um evento que nasceu há 12 anos, sua primeira edição foi em 2006, com cerca de 10 mil pessoas. A proposta central é levar a evangelização por meio de uma interação diferente, no caso a música, com uma dinâmica e identidade jovem”, reiterou. 

A entrada é gratuita e os interessados devem realizar inscrição pelo site.

Diego Brigatto, membro do Setor Juventude, afirmou que jovens das seis regiões episcopais da Arquidiocese e de dioceses próximas são esperados para o evento e que o número de inscritos já é superior a 30 mil pessoas.

 

DESDE 1985 

O primeiro DNJ aconteceu em 1985, durante o Ano Internacional da Juventude, declarado pela Organizações das Nações Unidas (ONU). Na ocasião, iniciou-se uma série de debates sobre a realidade juvenil da época. A partir disso, todos os anos, a data traz um tema para ser retratado por jovens das inúmeras paróquias do Brasil.

Tradicionalmente, o Dia Nacional da Juventude é celebrado no último fim de semana do mês de outubro, exceto em anos eleitorais, como em 2018. Porém, um subsídio de estudos sobre o tema é disponibilizado para que o DNJ não seja apenas um momento, mas, sobretudo, um processo de avaliação dentro dos grupos juvenis.