Membros do Conselho de Assuntos Econômicos tomam posse

A A
Reunião do Conselho de Assuntos Econômicos da Arquidiocese
Publicado em: 19/06/2019 - 14:30
Créditos: Redação

O Conselho de Assuntos Econômicos (CAE) da Arquidiocese de São Paulo realizou sua reunião ordinária na segunda-feira, 10, na Cúria Metropolitana de São Paulo, no  bairro de Higienópolis. 


Na ocasião, tiveram a provisão renovada os conselheiros Dr. Ives Gandra da Silva Martins e Dr. Fabio Nusdeo. Também assumiram como conselheiros o Dr. Rubens Naman Rizek Junior e o Dr. Mairan Gonçalves Maia Junior. Atualmente, também integram o CAE os conselheiros Dr. Luiz Fernando Peres e Dr. Vidal Serrano Nunes Junior.


Na Arquidiocese de São Paulo, o CAE é composto pelo Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo Metropolitano, que o preside, e pelos conselheiros. Também participam das reuniões do Conselho os procuradores da Mitra Arquidiocesana de São Paulo e um secretário. 


Previsto pelo Código de Direito Canônico, o CAE é um órgão consultivo que tem a missão de auxiliar o bispo diocesano nas questões administrativas da Igreja particular, como a aprovação de orçamentos, verificação de balanços ou outras decisões ligadas à administração e patrimônio da diocese. 

 

EM VISTA DA EVANGELIZAÇÃO
O Padre Zacarias José de Carvalho Paiva, Procurador da Mitra Arquidiocesana e Coordenador da Cúria Metropolitana, explicou ao O SÃO PAULO que a gestão dos recursos e bens temporais da Igreja deve ser feita sempre em vista da evangelização. 


De igual modo, as paróquias também devem ter um Conselho Paroquial de Assuntos Econômicos com a mesma função de aconselhar o pároco a tomar as decisões administrativas. 


“As decisões devem ser sempre tomadas a partir da escuta, do diálogo com aqueles que são especialistas nessas áreas administrativas”, ressaltou o Procurador. 


O Direito Canônico também prevê que as dioceses possuam um Conselho de Presbíteros e um Conselho de Pastoral, que auxiliem o bispo no exercício de seu ministério à frente do rebanho a ele confiado.