Missa da Ceia do Senhor: 'A vida só tem sentido se for colocada a serviço', diz Dom Odilo

A A
<p>A celebração abre o Tríduo Pascal, &nbsp;e se comemora a instituição da Eucaristia e do sacerdócio cristão.</p>
Publicado em: 02/04/2015 - 15:45
Créditos: Reportagem

Por Fernando Geronazzo
Fotos: Paulo Pinto/Fotos Públicas

 

“O sentido da vida não está em buscar a si mesmo, mas ter o coração para entregar a vida como dom e serviço. Este é o ensinamento de Jesus na última ceia” afirmou o Cardeal Odilo Pedro Scherer, na Missa da Ceia do Senhor, celebrada na Catedral da Sé, na noite desta Quinta-feira Santa, 2.

A celebração abre o Tríduo Pascal, evento central da vida da Igreja, em que se faz memória da paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo. Nesta missa se comemora a instituição da Eucaristia e do sacerdócio cristão.

Um dos momentos marcantes da celebração é o rito do lava-pés, que recorda o gesto de Jesus, que lavou os pés dos discípulos, mandando que o imitassem. Na Catedral, por iniciativa de Dom Odilo, inspirado pelo tema da Campanha da Fraternidade (CF) 2015, cujo tema é “Fraternidade: Igreja e Sociedade”, o Cardeal lavou os pés de representantes da sociedade, entre servidores públicos e profissionais e representantes da Igreja (gari, bombeiro, defensor público, político, médico, agente de pastoral, seminarista, diácono permanente, religiosa, missionário e funcionário da Catedral).

Na homilia, Dom Odilo destacou que Jesus, na ultima ceia, mudou o significado do rito da ceia judaica e recomendou que o fizessem não mais em memoria da libertação do Egito, mas de um fato novo para toda a humanidade, a libertação do pecado e da morte por meio da vida doada de Jesus. “Também nós, se queremos ter parte com Jesus, devemos nos colocar a serviço uns dos outros. A Eucaristia é para nós a recordação da suprema atitude de serviço do Filho de Deus em favor da humanidade”, recordou o Cardeal, citando a frase de Jesus usada como lema da CF 2015, “Eu vim para servir”. 

“A vida só tem sentido se for colocada a serviço [...]. Não sejamos tentados pelas propostas de vida egocêntricas, baseadas apenas na vantagem pessoal, incapazes de se abrir para as necessidades do próximo. A vida se enriquece na medida em que se doa”, acrescentou o Arcebispo.

No final da celebração, o Santíssimo Sacramento foi transladado, em procissão, para a capela onde aconteceu uma vigília de oração que continuará na manhã da Sexta-Feira da Paixão, quando se recorda a morte de Jesus na Cruz.  Por isso, após a missa, o altar foi desnudado, as flores foram tiradas da Catedral e serão colocada novamente na celebração da solene Vigília Pascal, na noite do Sábado.