No RJ, Curso dos Bispos aborda desafios e perspectivas sobre a família

A A
Cerca de cem bispos estão reunidos no Centro de Estudos e Formação do Sumaré para 25ª edição do curso
Publicado em: 26/01/2016 - 16:15
Créditos: Redação com ArqRio

Nesta terça-feira, 26, teve início o 25º Curso dos Bispos, realizado pela Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro. A edição de 2016 do encontro realizado no Centro de Estudos e Formação do Sumaré, na capital fluminense, traz como tema central a Família, em consonância com as duas últimas assembleias do Sínodo dos Bispos, em 2014 e 2015, sobre a realidade familiar. Participam do Curso o arcebispo de São Paulo, Cardeal Odilo Pedro Scherer, e os bispos auxiliares Dom Carlos Lema Garcia, Dom Devair Araújo da Fonseca e Dom Julio Endi Akamine.

A manhã começou com missa presidida pelo arcebispo de Florianópolis (SC), Dom Wilson Tadeu Jönck, e logo em seguida, o primeiro conferencista, o ex-presidente da Comissão Episcopal para a Vida e a Família da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e bispo de Camaçari (BA), Dom João Carlos Petrini, falou sobre “O Matrimônio e a Família na Sacramentalidade da Igreja: Desafios e Perspectivas”, escrita pelo Prefeito da Congregação para os Bispos, Cardeal Marc Ouellet, que não pôde comparecer em função de um chamado feito pelo Papa Francisco.

Ainda durante a manhã desta terça-feira, os aproximadamente cem bispos participantes do curso tiveram a oportunidade de também ouvir o professor de teologia pastoral do matrimônio e da família, do Pontifício Instituto João Paulo II, da Universidade Lateranense, de Roma, Monsenhor Juan José Pérez Soba, que presidiu a segunda conferência, trazendo para a reflexão o seguinte tema: “A Família no Projeto de Deus”.

Durante a tarde, os bispos participam de mais uma conferência com reflexões em torno da realidade familiar e seguirão para a Residência Assunção, onde o Núncio Apostólico no Brasil, Dom Giovanni d'Aniello, entregará a Medalha São Gregório Magno, conferida pelo Santo Padre ao Cônsul Geral da Itália no Rio de Janeiro, Doutor Riccardo Batisti.