‘Nossa pobreza é enriquecida com a grandeza de Deus’

A A
Afirmou o Cardeal Odilo Pedro Scherer, na missa desta quarta-feira, em sua residência
Publicado em: 22/04/2020 - 14:15
Créditos: Redação

O Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo, presidiu a missa na capela de sua residência, na manhã desta quarta-feira, 22, transmitida pelo rádio e pelas mídias digitais.

Na homilia, refletindo sobre o Evangelho do dia (Jo 3,16-21), que continua o relato do diálogo entre Jesus e Nicodemos, Dom Odilo ressaltou a afirmação de Jesus considerada o cerne de todo o Evangelho: “Deus amou tanto o mundo, que deu o seu Filho unigênito, para que não morra todo o que nele crer, mas tenha a vida eterna. De fato, Deus não enviou o seu Filho ao mundo para condenar o mundo, mas para que o mundo seja salvo por ele”.

“Deus, no seu imenso amor, na sua imensa misericórdia, enviou seu Filho ao mundo. Jesus veio ao mundo, assumiu a nossa condição, fez a sua habitação no meio de nós por amor”, enfatizou o Cardeal.

O Arcebispo afirmou, ainda, que, em uma cultura como atual, na qual todos desejam obter uma vantagem sobre as coisas, a única vantagem de Deus é ver o seu amor estendido e torna-lo conhecido ao maior número de pessoas em benefício dessas mesmas pessoas. “Nós temos tudo a ganhar com o amor que Deus nos manifestou em Cristo Jesus”, acrescentou.

Enfatizando o mistério da encarnação de Jesus, celebrado no Natal, o Arcebispo reitera: “Nossa pobreza é enriquecida com a sua grandeza, com a sua divindade”, sublinhou.

LUZ DE DEUS

Nesse trecho do Evangelho, Jesus também revela a Nicodemos que é a luz que veio ao mundo. “Jesus veio trazer ao mundo a luz para que todos possam ver, sair das trevas e caminhar na luz de Deus”, afirmou Dom Odilo, recordando que a luz é um dos símbolos do Batismo, quando a pessoa batizada recebe a vela acessa na chama da círio pascal.

“Todos os que são batizados participa da luz de Cristo ressuscitado, para também serem iluminados na sua vida, serem filhos da luz, saírem das trevas, viverem segundo a verdade de Deus”.

SAUDADE DA EUCARISTIA

No fim da missa, Dom Odilo se dirigiu a todas as pessoas que neste momento estão impossibilitadas de participar dos sacramentos, sobretudo da Eucaristia. “Há muitas pessoas com saudades da igreja, com vontade de voltar a receber a comunhão. Isso é muito bom, é verdadeiro”, afirmou.  

O Arcebispo ressaltou que Eucaristia é o dom preciso de Jesus deixou à Igreja. “Por meio deste sacramento, Jesus entrega sua vida continuamente por nós. Enquanto não podemos fazer, unamo-nos a ele, renovando a nossa fé e a nossa adesão a ele”, concluiu.   

Desde o início das medidas de isolamento social para conter o avanço da pandemia de COVID-19 e a suspensão das celebrações religiosas com a presença de fiéis nas igrejas, as missas presididas pelo Cardeal Scherer em sua residência são transmitidas todos os dias, às 7h, pela rádio 9 de Julho e pela página da Arquidiocese no Facebook.