Nota de Pesar da Universidade São Francisco por ocasião do trânsito do irmão e pastor Dom Paulo Evaristo Cardeal Arns

A A
Nota da Universidade São Francisco ao Pastor Dom Paulo Evaristo Cardeal Arns
Publicado em: 19/12/2016 - 17:15
Créditos: Prof. Joel Alves de Sousa Junior e Frei Thiago A. Hayakawa, OFM
É tradição entre os franciscanos celebrar o Trânsito do Seráfico Pai São Francisco, padroeiro da nossa Universidade. Trânsito é a passagem conduzida pela “Irmã Morte” - com essa mística, recebemos a notícia do trânsito de Dom Paulo Evaristo Arns.
 
Em 8 de março de 1989, Dom Paulo recebeu o primeiro título Doctor Honoris Causa no Brasil, concedido pela Universidade São Francisco, por sua relevante atuação nacional e internacional na defesa dos Direitos Humanos e na promoção humana. Na ocasião, o Cardeal Arns em seu discurso assim mobilizou a USF: “A Universidade São Francisco terá sua razão de existir se levar à ciência, seu entusiasmo pela natureza; à política, sua denúncia contra a destruição do homem e seu ambiente e à Igreja seu constante desvelo pelos pobres, que só sobrevivem quando respeitados em sua dignidade humana e reunidos em comunidades”.
 
Dom Paulo esteve novamente na USF, em 27 de novembro de 1996, quando foi homenageado por seu empenho e trabalho por uma “Educação para a Paz” – marca da presença franciscana no Ensino Superior.
 
Com a Igreja e com todos aqueles que sonham, lutam e trabalham por uma sociedade mais justa e fraterna, desejamos que a memória de Dom Paulo seja sempre uma referência na defesa dos Direitos Humanos e no cuidado com toda Natureza.
 
Prof. Joel Alves de Sousa Junior – Reitor da Universidade São Francisco (USF)
Frei Thiago A. Hayakawa, OFM – Diretor-Presidente da Mantenedora da Universidade São Francisco (USF)