Os 800 anos de fundação da Ordem das Mercês

A A
Além dos votos de pobreza, castidade e obediência, os Mercedáros professam o compromisso de dar a vida pela libertação das pessoas prisioneiras.
Publicado em: 15/03/2018 - 10:30
Créditos: Redação

Fotos: Luciney Martins/O SÃO PAULO

Na Espanha do século XIII, um jovem, Pedro Nolasco, dedicou a própria vida para comprar escravos e libertá-los. Católico e sob a intercessão de Nossa Senhora das Mercês, Pedro fundou a Ordem da Virgem Maria das Mercês da Redenção dos Cativos ou Ordem dos Mercedários, como são também conhecidos os padres que ainda hoje se dedicam a libertar as pessoas dos diferentes tipos de prisões que as oprimem. 

Os pais de Pedro mudaram-se da França para a Espanha, e seu pai estabeleceu-se em Barcelona como rico mercador. O jovem acompanhava seu pai na tarefa de vender mercadorias nas cidades litorâneas e testemunhava os maus- -tratos dos cativos e de alguns que eram oferecidos até como mercadoria. 

Em 1203, com 20 anos, Pedro Nolasco foi visto comprando cativos. Dava liberdade a eles devolvendo-lhes às suas famílias. Com a morte dos pais, Nolasco herdou a fortuna da família, mas renunciou ao dinheiro em benefício da redenção dos cativos que eram, em sua maioria, cristãos aprisionados por causa da fé em Cristo Jesus. Assim, fundou uma ordem religiosa com esse fim. 

“Este ano de 2018 é muito especial para os devotos e devotas, religiosos e religiosas de Nossa Senhora das Mercês, pois é celebrado o jubileu de 800 anos de fundação da Ordem das Mercês, que coincidiu com o Ano do Leigo. Um jovem leigo, Pedro Nolasco, foi quem começou essa história, quando em 1218, juntamente com outros companheiros, se consagrou a Deus e legou à Igreja uma família religiosa”, afirma o texto de motivação para o jubileu, divulgado pela própria Ordem. 

Ao Brasil, os primeiros religiosos Mercedários chegaram por volta de 1639 em Belém do Pará, e na Arquidiocese de São Paulo, apenas no ano de 1954, com a instalação canônica da comunidade no dia de São Serapião (14 de novembro). A Paróquia já havia sido criada com o título das Mercês no ano anterior. 

Os Mercedários, além dos votos de pobreza, castidade e obediência, professam um quarto voto, que é o de dar a vida pela libertação dos prisioneiros. 

“Nosso carisma é um empenho na construção das vidas humanas e de fazer com que as pessoas se tornassem profundamente livres. É uma constante provocação de liberdade. O carisma não se resume ao trabalho no cárcere. É interessante ver como as pessoas vão sendo transformadas pelo caminho da libertação, no sentido bíblico e social”, disse, em entrevista ao O SÃO PAULO , o Frei José Maria Mohomed, Pároco da Paróquia Nossa Senhora das Mercês. 

 

PORTA JUBILAR

O oitavo centenário teve início em Roma no dia 17 de janeiro. No dia 3 de fevereiro, foi a vez de se abrirem as festividades jubilares na cidade de Brasília (DF), onde está a sede da Província Mercedária, e, na Arquidiocese de São Paulo, foi aberta a porta jubilar, no domingo, 11, na Paróquia Nossa Senhora das Mercês, com a solene celebração presidida pelo Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo Metropolitano.

Durante o ano jubilar da Ordem das Mercês, a Penitenciária Apostólica concedeu indulgências aos que passarem pela porta jubilar tendo confessado, comungado, rezado pelas intenções do Papa e fizerem um gesto de caridade para com os necessitados e os cativos. Vale lembrar que os que desejarem receber as indulgências podem fazê-lo até 17 de janeiro de 2019, quando se encerrará o ano jubilar.

Na homilia da missa no domingo, o Cardeal Scherer afirmou que é muito atual aquilo que foi a motivação da fundação da Ordem das Mercês: “A Ordem teve início na Espanha num período de dominação, quando havia muitos sequestros e escravização das pessoas. São Pedro Nolasco, naquele contexto, sentiu o desejo de fazer alguma coisa, e, dessa inspiração, nasceu esta importante obra.”

Dom Odilo recordou também os vários tipos de escravidão que existem hoje. “No mundo e no Brasil, há um comércio de pessoas acontecendo. São pessoas exploradas sexualmente, para o trabalho, para o uso de órgãos. Existem muitas realidades de trabalho que colocam as pessoas em situação de escravidão e exploração. Temos que trabalhar para que todos possam viver com dignidade. A dignidade humana não tem preço. Isso continua sendo tarefa permanente nossa”, continuou.

 

O CARISMA HOJE

Atualmente, os Mercedários presentes em diferentes lugares do Brasil realizam trabalhos pastorais em escolas, comunidades, paróquias e mantêm um centro social para crianças. “Também trabalhamos na Pastoral da Criança e na Pastoral da Sobriedade”, explicou Frei José Maria Mohomed. 

Sobre a dimensão do martírio, visto que a Congregação tem mais de 200 mártires reconhecidos pela Igreja nestes 800 anos de história, o Frei disse que os religiosos da Ordem dão a vida em cada um desses trabalhos sociais que realizam. Recordou, também, das ordens mercedárias que foram fundadas e pertencem à família mercedária. Além disso, a cidade de São Raimundo Nonato (PI) e o bairro Vila das Mercês, em São Paulo, foram inspirados na espiritualidade da Ordem Religiosa.

Durante a celebração de abertura do jubileu em São Paulo, Frei John Londerry Batista, Provincial da Ordem das Mercês, falou sobre a gratidão como um nobre sentimento que permeia a vida humana. “A ingratidão, por sua vez, conduz às correntes da opressão. Pedro empenhou- -se na libertação dos cativos e passou de mercador de várias mercadorias a mercador da liberdade. Nolasco e os primeiros mercedários contemplaram no rosto dos cativos, aqueles privados da liberdade, o rosto do próprio Cristo”, disse.

Frei Santiago Rodriguez y Garcia Navas, 75, é espanhol e está no Brasil há 50 anos. Para ele, ser Mercedário é seguir um estilo de vida em favor dos oprimidos da sociedade. “Naquela época, a opressão era configurada nos mouros. Hoje tem outras configurações, como drogas, pobreza, misérias, injustiças”, disse o Frei, que ingressou na Ordem motivado pela espiritualidade das Mercês.  

Por ocasião do jubileu, o Papa Francisco enviou à Ordem uma carta, na qual destaca os patrimônios espirituais da Ordem. “No rico patrimônio da família mercedária, iniciado com os fundadores e enriquecido pelos membros da comunidade que se seguiram ao longo dos séculos, reúnem-se todas as graças espirituais e materiais que vocês têm recebido. Este depósito torna-se a expressão de uma história de amor que está enraizada no passado, mas que, acima de tudo, está encarnada no presente e aberta para o futuro, nos dons que o Espírito continua a derramar hoje em cada um de vocês”, escreveu o Papa.

Com seu carisma específico na Igreja, a família mercedária é, para o mundo, promotora da paz e desenvolve ações concretas para a superação da violência hoje, sobretudo daquele tipo de violência que oprime e torna as pessoas prisioneiras.

(Colaborou: Fernando Geronazzo)