Papa Francisco vai à África

A A
Santo Padre fará sua primeira viagem ao continente africano; será recebido por três países: Quênia, Uganda e República Centro Africana
Publicado em: 20/10/2015 - 12:15
Créditos: Redação com Rádio Vaticano

A Sala de Imprensa da Santa Sé divulgou o programa da viagem do Papa Francisco à África, a ser realizada de 25 a 30 de novembro.

 Serão três os países a acolher o Pontífice: Quénia, Uganda e República Centro Africana.

Quénia

O Quénia, primeira etapa da viagem, receberá o Santo Padre na quarta-feira, 25 de novembro, às 17 horas. Em Nairobi o Papa fará uma visita de cortesia ao Presidente da República e participará do encontro com as autoridades e o Corpo Diplomático.

Já na quinta-feira, 26, Francisco começará o dia participando no encontro inter-religioso e ecumênico, seguido pela Missa no Campus universitário da capital. Na parte da tarde, o encontro com o clero e religiosos e a visita ao Escritório da ONU de Nairobi.

Na sexta-feira, 27, o Papa visitará o bairro pobre de Kangemi. Às 10 horas, o encontro com os jovens no Estádio Kasarani e logo a seguir o encontro com o episcopado do país.

Uganda

Na parte da tarde o Santo Padre segue para Entebe, Uganda, onde logo após a chegada realiza uma visita de cortesia ao Presidente da República e o encontro com as autoridades e o Corpo Diplomático. A seguir dirige-se a Munyonyo para uma saudação aos catequistas e professores.

No sábado, dia 28, o Pontífice visita os dois Santuários dedicados aos mártires ugandeses, católicos e anglicanos. Às 9h30 preside à Santa Missa pelos Mártires de Uganda na área do Santuário católico. Em seguida, o encontro com os jovens em Kololo Air Strip em Kampala, a visita à Casa de Caridade Nalukolongo e os encontros com os bispos de Uganda e com o clero e religiosos.

República Centro Africana

No Domingo 29 de novembro, o Papa partirá para Bangui, na República Centro Africana, onde a chegada está prevista para às 10 horas. O primeiro compromisso é a visita de cortesia ao Presidente de transição do país, seguida pelo encontro com a classe dirigente e com o Corpo Diplomático. Às 12h15 a visita ao campo de refugiados, seguido pelos encontros com os Bispos centro-africanos e com os evangélicos.

Às 17 horas presidirá à Missa com o clero, com os religiosos e  com os jovens na Catedral de Bangui. O dia termina às 19 horas com a confissão de alguns jovens e a vigília de oração na esplanada diante da Catedral.

Na segunda-feira, dia 30 de novembro, o Papa encontra a comunidade muçulmana na Mesquita Central de Koudoukou em Bangui. Às 9h30 a Missa no Estádio do Complexo desportivo Barthélémy Boganda.

Por fim, o Papa Francisco parte às 12h30 do Aeroporto Internacional “M’Poko”, de Bangui, sendo a chegada ao aeroporto de Roma-Ciampino  prevista para às 18h45min.