Papa nomeia dois bispos auxiliares para a Arquidiocese de São Paulo

A A
<p>“Convido todos a rezarem pelos novos bispos, agora nomeados, pedindo que o Espírito Santo os ilumine, conduza e fortaleça no exercício de sua missão”.</p>
Publicado em: 10/12/2014 - 15:45
Créditos: Redação

O Papa Francisco nomeou nesta quarta-feira, 10, dois bispos auxiliares para a Arquidiocese de São Paulo. São eles: Padre Eduardo Vieira dos Santos, do clero da arquidiocesano, atual chanceler do Arcebispado e cura da Catedral Metropolitana Nossa Senhora da Assunção e São Paulo, nomeado bispo titular de “Bladia”; e Padre Devair Araújo da Fonseca, pároco da Paróquia São José em Orlândia, Diocese de Franca (SP), nomeado bispo titular de “Uzali”. 

 

Em mensagem enviada a toda a Arquidiocese, o arcebispo metropolitano, Cardeal Odilo Pedro Scherer comunicou a notícia e rendeu graças pelas nomeações.  “Demos graças a Deus por esses dois novos bispos, eleitos pelo Papa Francisco para o serviço do povo de Deus na Metrópole paulistana! Eles virão em boa hora para substituir os caríssimos Dom Tarcísio Scaramussa e Dom Milton Kenan Júnior, nomeados pelo Papa, respectivamente, bispo coadjutor de Santos e bispo diocesano de Barretos”, disse.

“Convido todos a rezarem pelos novos bispos, agora nomeados, pedindo que o Espírito Santo os ilumine, conduza e fortaleça no exercício de sua missão”, acrescentou o Arcebispo.

 

Às 9h30, na Catedral Metropolitana, Dom Odilo concede entrevista coletiva para falar sobre as nomeações.


Padre Eduardo Vieira Santos

Padre Eduardo nasceu em 18 de março de 1965 em Bom Sucesso (PR).  Em 1988 entrou na Congregação de Santa Cruz, em São Paulo, chegando a emitir os votos solenes e a receber a Ordem do diaconato no mesmo Instituto.

Em 15 de dezembro de 2000, foi ordenado sacerdote e foi incardinado na Arquidiocese de São Paulo. Em seguida, foi pároco da Paróquia São João Gualberto, Região Episcopal Lapa, durante 7 anos.

Em 2005, foi coordenador da Campanha da Fraternidade da Região Episcopal Lapa; Em 2007 – em exercício – Defensor do Vínculo no Tribunal Eclesiástico de 1ª Instância de São Paulo.

De 2008 a 2013, foi vice-reitor do Seminário de Teologia Bom Pastor, da Arquidiocese de São Paulo; ao mesmo tempo, era encarregado de acompanhar os Diáconos Permanentes da Arquidiocese além de ser vigário paroquial da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, Setor Pastoral Pirituba, Região Lapa; desde 1º de novembro de 2008, desempenha o cargo de chanceler do Arcebispado de São Paulo; e, desde 1º de agosto de 2013, é o Cura da Catedral Metropolitana “Nossa Senhora da Assunção e São Paulo Apóstolo”.

Além do bacharelado e da licenciatura em filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), é graduado em teologia pelo Instituto Teológico Pio XI, de São Paulo; e conseguiu o mestrado em Direito Canônico pela Pontifícia Universidade Lateranense, de Roma (PUL), através do Instituto de Direito Canônico "Padre Dr.Giuseppe Benito Pegoraro", atual Faculdade de Direito Canônico “São Paulo Apóstolo”, de São Paulo. 

Sua ordenação episcopal está marcada para o dia 7 de fevereiro de 2015, às 09h30, na Catedral Metropolitana de São Paulo.

 

Padre Devair Araújo da Fonseca

Padre Devair nasceu em Franca (SP), em 10 de fevereiro de 1968. Fez os primeiros estudos na Escola "Professor Otávio Martins de Souza", de Franca. Entrou no Seminário Maior “Nossa Senhora do Patrocínio” em Franca, em 1992. Cursou Filosofia no "Instituto Agostiniano de Filosofia", em Franca (1992 -1994), e, Teologia no Centro de Estudos da Arquidiocese de Ribeirão Preto (SP), afilhado à Pontifícia Faculdade de Teologia "Nossa Senhora da Assunção", de São Paulo (1995-1998).

Foi ordenado Sacerdote em 20 de dezembro de 1998 na Paróquia “São Sebastião”, em Franca. Fez ainda o Curso Superior de Processamento de Dados na Universidade de Franca (1987- 1991); Mestrado em Teologia Dogmática na Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma (2000-2002); Curso de especialização para Formadores nos Seminários na Faculdade Dehoniana de Taubaté (SP) (2007-2008).

Após a ordenação sacerdotal, foi capelão do Carmelo Santa Teresa e Beata Miriam, em Franca; vigário paroquial nas paróquias Santana, Menino Jesus e São Benedito, em Franca; pároco da Paróquia “São Crispim”, em Franca; reitor do Seminário Diocesano "Nossa Senhora do Patrocínio" (2007 - 2011 e 2013); vice-reitor do Seminário Diocesano "Nossa Senhora do Carmo" (2004-2006); coordenador diocesano de Pastoral (de 2011 até o presente); assessor eclesiástico da Escola de Teologia "São João Batista"; da Escola Diaconal "Santo Efrém"; da Escola "Hallel"; do Boletim Diocesano; foi vigário forâneo da Forania “Santa Gianna”. Atualmente, é Pároco da Paróquia São José, em Orlândia, na diocese de Franca.

Como docente, foi professor no Centro de Estudos da arquidiocese de Ribeirão Preto, no Instituto de Filosofia e Teologia "Nossa Senhora do Carmo", da Diocese de Jaboticabal, e no Instituto de Teologia "João XXIII", da Diocese de Franca.

Exerceu também os cargos de Presidente e Secretário da Organização dos Seminários e Institutos do Brasil no Estado de São Paulo (OSIB Sul 1). Atuou nos Cursos de Formação para Diretores Espirituais e Lectio Divina, para Formadores; de Especialização para Formadores de Seminário e Casas de Formação; do Encontro de formação missionária para seminaristas.

Sua ordenação episcopal está marcada para o dia 1 de fevereiro de 2015, 9h30, em Franca.