Paróquias e comunidades intensificam apostolado nas redes sociais

A A
Com a impossibilidade da realização de celebrações e atividades religiosas com a presença de fiéis, padres e agentes de pastoral recorrem às plataformas digitais
Publicado em: 01/04/2020 - 09:45
Créditos: Redação

O isolamento domiciliar recomendado pelas autoridades sanitárias para conter o avanço da pandemia do novo coronavírus tem desafiado as paróquias, comunidades e organizações eclesiais a usar a criatividade para proporcionar aos fiéis oportunidades de oração, formação religiosa e vínculo com a vida da Igreja mesmo estando em suas casas.

Com maior conscientização de que a rede é mais do que um meio de comunicação, mas um verdadeiro ambiente onde a Igreja é chamada a desenvolver a sua missão, padres, missionários e catequistas estão navegando por essas águas até então pouco conhecidas para anunciar o Evangelho.

O SÃO PAULO mostra, a seguir, algumas dessas iniciativas:

FESTA DA PADROEIRA

A Paróquia Nossa Senhora da Anunciação, na Vila Guilherme, teve que celebrar a festa de sua padroeira, no dia 25, sem a presença do povo. Desde o ano passado, a solenidade era preparada com entusiasmo pelos fiéis. Contudo, a celebração presidida pelo Pároco, Padre Antonio Laureano, foi acompanhada pelo Instagram da Paróquia.

Para saudar a Paróquia em festa, Dom Jorge Pierozan, Bispo Auxiliar da Arquidiocese na Região Santana, enviou uma mensagem de vídeogravada direto da capela de sua residência. “A Igreja está presente na vida de cada um de vocês, paroquianos. Por meio da missa diária que o Pároco celebra por vocês e por nossas orações constantes”, afirmou o Bispo.

Já as crianças da catequese, que todos os anos prestam sua homenagem à padroeira no fim da missa, desta vez comemoraram em suas casas, reunidas com os pais. Cada criança enviou uma foto desse momento mariano em casa e, a partir dessas imagens, foi produzido um vídeo, compartilhado com todos os paroquianos.

CATEQUESE

Na Paróquia São João Batista, na Vila Guarani, o Pároco, Padre Ricardo Antônio Pinto, transmitiu no domingo, 29, pelo Facebook, uma celebração da Palavra voltada especialmente para as crianças da Catequese, além da missa dominical para toda a comunidade.

Para envolver as crianças no momento de oração, o Padre as motivou a colocar junto delas símbolos quaresmais como a água, que é aspergida nos fiéis, um crucifixo e uma vela. O objetivo foi criar um ambiente de oração e, ao mesmo tempo, catequisar as crianças sobre o sentido dos símbolos.

SANTUÁRIO ‘VIRTUAL’

Local tradicional de peregrinação na cidade, o Santuário São Judas Tadeu, no Jabaquara, recebe milhares de fiéis, especialmente nos dias 28 de cada mês, em que se comemora a devoção ao padroeiro. Nessas dadas, normalmente, são celebradas 11 missas, sempre lotadas.

No entanto, no sábado, 28, a programação foi diferente. “Desde a criação da nossa Paróquia, há 80 anos, nunca se passou um dia 28, de qualquer mês, que a casa de São Judas ficasse fechada para seus filhos e filhas. Não há notícias de que tenha havido algo tão ameaçador que exigisse fechar até as igrejas, e impedir que o povo viesse para rezar, agradecer, pedir e receber a bênção de seu Padroeiro”, manifestou o Pároco e Reitor do Santuário, Padre Eli Lobato dos Santos.

O Santuário, portanto, teve que se adaptar. Durante todo o dia, foram transmitidas por suas plataformas digitais quatro missas, intercaladas por momentos de récita do Rosário e uma via-sacra luminosa conduzida pelos padres do Santuário no interior da igreja fechada. “Estamos geograficamente distantes, mas próximos na e pela oração”, ressaltou o Pároco.

PADRES CONECTADOS

Em Cidade Heliópolis, a Paróquia Santa Paulina continua sua missão por meio da transmissão de missas diárias e momentos de formação e oração. Todos os dias, às 15h, o Pároco, Padre Israel Mendes Pereira, conduz a oração do Terço pelo Facebook da Paróquia. Como costumava acontecer presencialmente na igreja matriz, o Padre saúda nominalmente cada paroquiano que ingressa na “igreja virtual” para participar da oração e aguarda a assembleia se formar para iniciar o Terço. 

O Sacerdote oferece cada mistério contemplado pelas intenções de seus paroquianos e reza pelas necessidades concretas dos moradores do bairro. “Rezemos pelas pessoas que perderam seus empregos, pelos pais e mães de família que não têm com o que sustentar seus filhos nesses tempos difíceis. Que o Senhor olhe com misericórdia pelos seus filhos”, rezou o Padre, enquanto, na lateral da tela da transmissão, surgiam os comentários dos fiéis incluindo intenções, pedidos e louvores.

A Paróquia Santa Teresinha do Menino Jesus, no Bosque da Saúde, disponibilizou um contato no Whatsapp e e-mail para o envio de pedidos de oração e intenção das missa presididas pelo Pároco, Padre Uilson dos Santos, e pelo Vigário Paroquial, Padre Christopher Velasco, transmitidas por suas redes sociais.

Diariamente, Padre Christopher também transmite a Novena de Santa Teresinha, com a possibilidade do envio de pedidos de oração dos fiéis em tempo real.

DEVOÇÃO MARIANA

A Paróquia Nossa Senhora de Fátima, no Jardim Tremembé, transmite todos os dias, às 12h, pelo Facebook, a oração do Angelus, conduzida pelo Pároco, Frei Guilherme Pereira Anselmo. Além das missas, e do Terço diários, a Paróquia também transmite a Hora Santa da Esperança, momento de oração matutino diante do Santíssimo Sacramento.

A novidade da Paróquia Nossa Senhora das Angústias, na Barra Funda, além das missas, adorações e via-sacra pelas redes sociais, é a oração diária do Terço, conduzida pelo Pároco, Padre Fábio Fernandes, que se conecta a um grupo de paroquianos por meio de um aplicativo de videoconferência. Cada um de sua casa participa ativamente da oração permitindo que todos vejam e ouçam uns aos outros.

Padre Fábio enfatizou ao O SÃO PAULO que se não fosse o trabalho que já havia iniciado nas redes sociais com os paroquianos, seria impossível continuar as atividades nesse período de quarentena. “Nós já usávamos as redes para manter contato com as pessoas e na propagação da devoção à padroeira nos prédios que recebe a visita das capelinha de Nossa Senhora”, relatou.

O Pároco também tem investido em momentos formativos e catequéticos por meio do Youtube. “Já que não podemos distribuir os sacramentos, usamos as redes para intensificar a formação e rezar juntos”, disse.

NA CLAUSURA 

Os frades carmelitas da Basílica Nossa Senhora do Carmo, na Bela Vista, transmitem diariamente a missa direto de sua capela conventual, além da homilia diária feita pelo Pároco, Frei Thiago Borges.

Enquanto isso, os monges do Mosteiro de São Bento, no centro, também estão transmitindo suas liturgias por sua página no Facebook. Além da missa diária, os beneditinos transmitem o ofício das vésperas,  com o tradicional canto gregoriano, todos os dias, às 17h25.

ADORAÇÃO PERPÉTUA    

Também as novas comunidades e associações de fiéis presentes na Arquidiocese oferecem a todos a possibilidade de contemplar o mistério eucarístico.

No canal do Youtube da Comunidade Aliança de Misericórdia, o Santíssimo Sacramento está exposto em uma transmissão ininterrupta, direto da Igreja Nossa Senhora da Boa Morte, no centro, a única igreja da cidade que ficava aberta 24 horas por dia para adoração perpétua e que teve suas portas fechadas devido à pandemia.

Já no Facebook da comunidade, há transmissões de missas, pregações, meditações, momentos de oração e até shows de música católica, voltados sobretudo para ao jovens, principal público da Aliança de Misericórdia.

FORMAÇÃO

A Comunidade Shalom em São Paulo também adaptou duas atividades apostólicas cotidianas para as plataformas digitais. Em cada noite de segunda-feira a quinta-feira, às 20h20, os canais oficias da comunidade no Instagram e Facebook transmitem estudos bíblicos, grupos de estudo do Catecismo da Igreja Católica, grupos de Jovens e na sexta-feira, às 18h, o terço com os jovens.

Todos os domingos, ao meio dia, há a tramissão da missa pelo Youtube e, às 15h, o Terço da Misericórdia.

EM FAMÍLIAS

Os missionários da Comunidade Anjos da Vida também se mobilizaram para continuar o trabalho evangelizador usando as redes sociais.

Todos os dias, na sua página no Facebook, há uma extensa programação que começa à meia noite com a homilia diária; às 8h, um membro da comunidade conduz a oração da manhã direto de sua casa; às 15h, é transmitido o Terço da Misericórdia; às 18h o Terço é conduzido ao vivo por uma família ligada à comunidade; às 20h, acontece momentos de oração ou adoração eucarística; e, às 23h, um missionário conduz a oração da noite. 

ESCUTA

Tanto a Comunidade Shalom quanto a Aliança de Misericórdia disponibilizaram canais para que as pessoas entrem em contato para conversar, desabafar, pedir um aconselhamento ou orações individuais. Para isso, missionários preparados estão disponíveis nas plataformas para esse atendimento.

As pessoas podem telefonar ou enviar mensagens via Whatsapp para os seguintes números:

Aliança de Misericórdia: (11) 97449-9926 e 97385-1021

Shalom: (11) 93084-9083 e 95235-9544.

(Colaborou Flavio Rogério Lopes)