‘As pastorais serão reformuladas pelo sínodo?’

A A
As pastorais têm no sínodo a possibilidade a rever a sua história e atualizar aquilo que for necessário
Publicado em: 19/12/2017 - 11:00
Créditos: Redação

Núcleo de Midias 

Quando falamos em pastorais, é preciso reconhecer a grande quantidade de agentes de pastoral e de trabalhos que são realizados em toda a nossa Arquidiocese. São trabalhos de assistência e de caridade, de formação e Catequese e de inúmeras outras atividades, que têm com princípio o amor a Deus e ao próximo. Então, por que fazer um sínodo, e o que está errado com as nossas pastorais?

Não se trata encontrar erros nos trabalhos que estão sendo realizados, mas o sínodo será um tempo para refletir e avaliar a caminhada das pastorais. Estamos vivendo tempos de grandes mudanças e transformações, e cada vez mais se faz necessário dialogar com mundo de hoje, encontrando novos caminhos para continuar a testemunhar a fé. As pastorais têm no sínodo a possibilidade a rever a sua história e atualizar aquilo que for necessário. Portanto, o sínodo não começa com repostas prontas, mas com perguntas sobre os desafios. Quais são as realidades que precisam de mais atenção pastoral? Como podemos usar melhor os recursos e as novas tecnologias a serviço da pastoral?

“Sonho com uma opção missionária capaz de transformar tudo, para que os costumes, os estilos, os horários, a linguagem e toda a estrutura eclesial se tornem um canal, proporcionado mais à evangelização do mundo atual que à autopreservação. A
reforma das estruturas, que a conversão pastoral exige, só se pode entender neste sentido: fazer com que todas elas se tornem mais missionárias, que a pastoral ordinária, em todas as suas instâncias, seja mais comunicativa e aberta, que coloque os agentes pastorais em atitude constante de ‘saída’ e, assim, favoreça a resposta positiva de todos aqueles a quem Jesus oferece a sua amizade.” (Papa Francisco, Evangelii Gaudium, 27).

Você tem dúvidas sobre o sínodo arquidiocesano?Envie sua pergunta para osaopaulo@uol.com.br
Acompanhe também os boletins semanais sobre o sínodo na rádio 9 de Julho: às quintas-feiras,
nos programas “Igreja em Notícias”,das 7h30 às 8h, e “Ciranda da Comunidade”, das 18h30 às 19h