‘Por que o sínodo só vai acabar em 2020?’

A A
Como na construção de uma casa é preciso, antes de tudo, ter um terreno e elaborar um projeto
Publicado em: 21/11/2017 - 09:45
Créditos: Redação

Núcleo de Mídias da Arquidiocese de São Paulo

A construção de uma casa não é um processo rápido, mas exige preparação e tempo. Podemos, assim, fazer uma comparação com o processo sinodal. Quando vamos construir, é preciso, antes de tudo, ter um terreno e elaborar um projeto. Depois, é necessário fazer as fundações, levantar as colunas, assentar os tijolos, cobrir com telhado, dar o acabamento e, enfim, inaugurar a casa nova. É um processo longo, e quanto maior a casa, mais preparação e mais tempo.

O sínodo é como uma grande casa em construção, que exige uma boa preparação e etapas bem definidas. Por isso, a exigência do trabalho em etapas. Neste ano, estamos na fase de preparação e elaboração do material de trabalho. A Comissão do sínodo e a Secretaria Geral estão em plena atividade, e já enviaram para as paróquias grande quantidade de material, que também já está disponível no portal da Arquidiocese, na página do sínodo. 

Nos próximos anos, o trabalho será o de construção propriamente dito. Em 2018, as paróquias vão receber o material para a formação e preparação das suas assembleias, e podemos comparar essa etapa como o lançamento das fundações e colunas. No ano seguinte, 2019, será a vez das regiões episcopais, que a partir das orientações da Secretaria Geral vão realizar suas assembleias, como que construindo as paredes e a cobertura. A conclusão de tudo isso, como um acabamento, vai acontecer em 2020 na grande assembleia sinodal, com a participação dos delegados. Dessa forma, ainda que aparentemente pareça ser um tempo grande, o processo sinodal é exigente e demanda empenho e disposição da parte de todos.

 

Você tem dúvidas sobre o sínodo arquidiocesano? Envie sua pergunta para osaopaulo@uol.com.br
Acompanhe também os  boletins semanais sobre o sínodo na rádio 9 de Julho: às quintas-feiras,
nos programas “Igreja em Notícias”,das 7h30 às 8h, e “Ciranda da Comunidade”, das 18h30 às 19h