Prefeito da Congregação para a Educação Católica visita a Arquidiocese

A A
Cardeal Giuseppe Versaldi se reunirá com a comunidade acadêmica em dois campi da Pontifícia Universidade de São Paulo nesta sexta-feira, 23
Publicado em: 23/11/2018 - 09:45
Créditos: Redação

O Cardeal Giuseppe Versaldi, Prefeito da Congregação para a Educação Católica da Santa Sé, visita nesta sexta-feira, 23, dois campi da PUC-SP, sendo acolhido pelo Cardeal Odilo Pedro Scherer, Grã-Chanceler da pontifícia universidade e Arcebispo de São Paulo.

No Ipiranga, a partir das 10h30, o Cardeal Versaldi terá encontro com a comunidade acadêmica das faculdades de Teologia, Filosofia e de Direito Canônico São Paulo Apóstolo.

À tarde, às 15h, no campus Monte Alegre, no bairro de Perdizes, terá reunião com o corpo diretivo da PUC-SP, sendo recepcionado por Dom Odilo e pela reitora da PUC-SP, a Profa. Dra. Maria Amalia Pie Abib Andery. Por volta das 16h30, o Cardeal Versaldi atenderá a imprensa em coletiva de imprensa.

No início desta semana, o Prefeito da Congregação para a Educação Católica da Santa Sé participou do colóquio “A Educação Superior Católica à Luz do Instrumentum Laboris: Educar Hoje e Amanhã. Uma Paixão Que Se Renova”, realizado pela PUC-Campinas.

 

BIOGRAFIA

Nascido em 30 de julho de 1943, em Villarboit (Vercelli), o Cardeal Giuseppe Versaldi foi ordenado em 29 de junho de 1967. É graduado em Psicologia e Doutor em Direito Canônico. Em 1981, recebeu o título de advogado da Sagrada Rota Romana.

Como Bispo, atuou entre 2007 a 2011, na Diocese de Alessandria, na Itália. Em Roma, foi Presidente da Prefeitura dos Assuntos Econômicos da Santa Sé, entre 2011 a 2015, Cardeal-Diácono do Sagrado Coração, em 2012. Foi criado cardeal pelo Papa Bento XVI em 18 de fevereiro do mesmo ano.

Desde 2015, atua como Prefeito da Congregação para a Educação Católica da Santa Sé, que abrange duas áreas: todas as Universidades, Faculdades, Institutos e Escolas Superiores de estudos eclesiásticos ou civis dependentes de pessoas físicas ou morais eclesiásticas, bem como Instituições e Associações com fins científicos; e todas as Escolas e Institutos de instrução e de educação, de qualquer nível e grau pré-universitário, dependentes da Autoridade Eclesiástica, orientados para a formação da juventude, salvo aqueles Institutos que estão sob a responsabilidade das Congregações para as Igrejas Orientais e para a Evangelização dos Povos.