‘Qual a diferença entre sínodo e assembleia?’

A A
Saiba mais sobre o Sínodo Arquidiocesano
Publicado em: 11/09/2017 - 13:15
Créditos: Redação

Ilustração

Assembleia é uma reunião de pessoas que tem um interesse e um propósito comum. 

A convocação de uma assembleia depende de uma autoridade competente e vem acompanhada de um regulamento que indica se ela é deliberativa - com poder de decisão- ou consultiva, isto é, tem por objetivo apenas apresentar ideias e opiniões sobre um assunto em questão. 

Quando falamos de assembleia, estamos pensando naquelas reuniões pastorais que realizamos em nossas paróquias ou na Arquidiocese. Essas assembleias, geralmente, acontecem próximas ao final do ano e têm caráter celebrativo, de revisão dos trabalhos realizados, apontando as falhas e acertos. São também um momento de elaborar a programação do ano seguinte. 

O sínodo é também uma reunião de pessoas, com o objetivo de discutir e aprofundar a caminhada pastoral de uma diocese. É convocado pelo bispo e tem um regulamento de trabalho. 

A primeira vista, não parece haver grande diferença entre um e outro. Contudo, a diferença existe: o propósito do sínodo é mais amplo, pois não tem por objetivo apenas ponderar sobre os trabalhos pastorais já realizados com vistas à elaboração de uma nova programação para o ano seguinte, mas também avaliar e redirecionar toda a vida e ação pastoral de uma diocese. 

A Arquidiocese de São Paulo está se preparando para realizar o seu primeiro sínodo, que será um grande evento eclesial. Mais do que reajustar, existe uma proposta de mudança, para responder aos desafios do nosso tempo. Em resumo, se compararmos uma assembleia com uma lâmpada, que serve para iluminar um cômodo da casa, o sínodo pode ser comparado a um grande candelabro, com muitas lâmpadas que iluminam um grande salão.  

 

Você tem dúvidas sobre o sínodo arquidiocesano?Envie sua pergunta para osaopaulo@uol.com.br

Acompanhe também os boletins semanais sobre o sínodo na rádio 9 de Julho: às quintas-feiras, nos programas “ Igreja em Notícias”, das 7h30 às 8h, e “Ciranda da Comunidade”, das 18h30 às 19h