‘Qual o papel dos leigos no sínodo?’

A A
Saiba qual a contribuição que um leigo pode acrescentar ao sínodo
Publicado em: 02/10/2017 - 12:15
Créditos: Redação

Todos os trabalhos sinodais são dirigidos pelo bispo diocesano, pois é ele quem convoca e estabelece o Regulamento do sínodo. Para o bom funcionamento dos trabalhos, são organizadas diversas equipes de colaboradores, com funções específicas. Nessas equipes, clérigos e leigos trabalham juntos, cada um na função que lhe é própria.

Baseado nessa relação fraterna e de comunhão, o Concilio Vaticano II apresenta a participação e a responsabilidade dos leigos na vida da Igreja, e, portanto, é aqui que podemos fundamentar a participação deles no sínodo:

“Os Sagrados Pastores, porém, reconheçam e promovam a dignidade e responsabilidade dos leigos na Igreja. De boa vontade, utilizem-se do seu prudente conselho. Com confiança, entreguem-lhes ofícios no serviço da Igreja. E deixemlhes liberdade e raio de ação. Encorajem-nos até para empreender outras obras por iniciativa própria. Com amor paterno, considerem atentamente em Cristo as iniciativas, os votos e os desejos propostos pelos leigos. Respeitosamente, reconhe- çam os Pastores a justa liberdade que a todos compete na cidade terrestre. Dessa convivência familiar entre leigos e Pastores se esperam muitos bens para a Igreja, pois, desse modo, se reforça o senso da própria responsabilidade, é favorecido seu entusiasmo e mais facilmente os talentos dos leigos se unirão aos esforços dos Pastores. Estes, por sua vez, ajudados pela experiência dos leigos, podem decidir-se mais clara e competentemente tanto nas coisas espirituais como nas temporais. E assim a Igreja inteira, robustecida por todos os seus membros, cumpre mais eficientemente sua missão em prol da vida do mundo.” (Lumem Gentium, 37)

 

Você tem dúvidas sobre o sínodo arquidiocesano?Envie sua pergunta para osaopaulo@uol.com.br
Acompanhe também os boletins semanais sobre o sínodo na rádio 9 de Julho: às quintas-feiras, nos programas “Igreja em Notícias”, das 7h30 às 8h, e “Ciranda da Comunidade”, das 18h30 às 19h