‘Que a fé pascal nos renove no ardor missionário e na caridade’

A A
Destacou o Cardeal Odilo Scherer na missa desta quarta-feira, transmitida pelas mídias digitais
Publicado em: 15/04/2020 - 09:15
Créditos: Redação

Na missa desta quarta-feira da Oitava da Páscoa, 15, na capela de sua residência, o Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo, ressaltou que a Palavra e os Sacramentos são os meios pelos quais Jesus Ressuscitado se faz presente e atua no meio da humanidade.

O MILAGRE DE PEDRO

Na homilia, Dom Odilo refletiu sobre a primeira leitura (At 3,1-10), que narra o milagre de Pedro que curou o paralítico na porta do templo. Ao se aproximar daquele homem que pedia esmolas, o Apóstolo lhe disse: “Não tenho ouro nem prata, mas o que tenho te dou” e, então, o curou.

O Cardeal explicou que Pedro fez aquilo que Jesus mandou que os apóstolos fizessem. “São sinais, portanto, de que Jesus continuava atuar por meio dos apóstolos, na Igreja que, assim, nascia e, em nome dele, anunciava o Evangelho, chamava à conversão e realizava os sinais dos sacramentos”, enfatizou.

“Essa mesma atuação de Jesus continua na Igreja hoje. Mesmo que não aconteçam todos esses sinais e milagres. Hoje os sinais são dos sacramentos por meio do qual o Ressuscitado continua presente a agindo”, continuou o Arcebispo.

DISCÍPULOS DE EMAÚS

Comentando o Evangelho (Lc 24,13-35) que trata do encontro dos discípulos de Emaús com o Ressuscitado, Dom Odilo explicou que, ao se aproximar dos dois que caminhavam desolados, Jesus começou a lhes explicar a escrituras e seus corações se reaqueceram na fé. “É Jesus presente na Igreja por meio de sua Palavra”, afirmou.

O evangelista conta que, em seguida, sentado à mesa, Jesus tomou o pão, abençoou-o, partiu-o e o distribuiu. Os olhos dos discípulos se abriram eles o recomecem ao partir o pão. “Esse é gesto essencial da Eucaristia instituída pelo Senhor na última ceia. A Palavra e os sacramentos são sinais de Jesus vivo e presente no meio de nós”, destacou o Cardeal.

Por fim, Dom Odilo sublinhou que após o reconhecerem, os discípulos voltaram para Jerusalém para contar os demais discípulo que viram o Ressuscitado. Saíram em missão. “Que a fé pascal nos renove no ardor missionário e na caridade”.

Desde o início das medidas de isolamento social para conter o avanço da pandemia de COVID-19 e a suspensão das celebrações religiosas com a presença de fiéis nas igrejas, as missas presididas pelo Cardeal Scherer em sua residência são transmitidas todos os dias, às 7h, pela rádio 9 de Julho e pela página da Arquidiocese no Facebook.