‘Quem fala em nome de Deus deve nutrir-se de sua Palavra’

A A
.
Publicado em: 11/08/2020 - 13:30
Créditos: Redação

O Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo, presidiu na manhã desta terça-feira, 11, a missa da memória e Santa Clara.

A Eucaristia na capela de sua residência, na região central da capital paulista, a Eucaristia foi transmitida pela rádio 9 de Julho e pelas mídias digitais da Arquidiocese.

Nascida em 1193, na cidade italiana de Assis, Santa Clara imitou o exemplo do seu concidadão São Francisco, seguindo o caminho da pobreza que a levou a fundar a Ordem das Damas Pobres (Clarissas). Sua vida foi marcada pelo testemunho de austeridade e rica em obras de misericórdia e de piedade.  Morreu em 1253 e foi canonizada em 1255, pelo Papa Alexandre IV.

ALIMENTO ETERNO

Na homilia, Dom Odilo refletiu sobre o trecho da primeira leitura (Ez 2,8 – 3,4), que mostra a imagem do profeta Ezequiel que come o livro com a Palavra de Deus e, em seguida, vai ao povo de Israel anunciá-la.

“O profeta deve se apropriar da Palavra de Deus, não é apenas um mensageiro que leva uma carta da qual desconhece seu conteúdo. Quem fala em nome de Deus tem deve nutrir-se de sua Palavra, que é como o pão do qual nos alimentamos e que se torna parte de nós”, afirmou o Cardeal.

O Arcebispo acrescentou, ainda, que todos aqueles que hoje têm a missão de pregar a Palavra de Deus não o faça como se seu conteúdo fosse algo alheio a si, mas que, de fato, seja assimilada. “Alimentemo-nos dessa Palavra para que, cada vez mais, possamos ser transformados nela”, completou.