Romaria do Divino Pai Eterno reúne 3 milhões de pessoas em Trindade (GO)

A A
Cardeal Odilo Pedro Scherer preside uma das missas no encerramento da Romaria do Santuário-Basílica do Divino Pai Eterno, no domingo, dia 1º.
Publicado em: 05/07/2018 - 14:15
Créditos: Redação
Danilo Eduardo/AFIPE

Após dez dias de muita fé e devoção, encerrou-se no domingo à noite, 1º, a Romaria do Santuário Basílica do Divino Pai Eterno, em Trindade (GO). Segundo estimativas da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, cerca de 3 milhões de pessoas passaram por lá nesse período e vivenciaram a Festa em Louvor ao Divino Pai Eterno, cujo tema este ano foi “Pai Eterno, somos Teus filhos”.  

A convite de Dom Washington Cruz, Arcebispo de Goiânia (GO), a missa matinal no dia do encerramento da Romaria foi presidida pelo Cardeal Odilo Scherer, Arcebispo Metropolitano de São Paulo. 

Na mensagem dirigida aos fiéis por meio de sua homilia, Dom Odilo enfatizou que todos são filhos de Deus e, por isso, buscam um encontro com o Pai, porque são seus filhos e querem estar perto d’Ele, querem sentir o seu carinho, sua ternura e querem ouvir sua Palavra. 

“Aqui viemos para renovar nossos propósitos de amar a Deus sobre todas as coisas e, sendo todos nós seus filhos, somos também irmãos entre nós, membros da mesma família de Deus e, por isso, aqui viemos para também renovar nossos propósitos de amor ao próximo, como convém a filhos e filhas de Deus. Amar a Deus sobre todas as coisas para d’Ele também podermos esperar tudo o que Ele nos promete, tudo o que Ele prepara para nós”, enfatizou o Arcebispo de São Paulo.

Dom Odilo lembrou, ainda, que naquela mesma ocasião a Igreja celebrava a Solenidade de São Pedro e São Paulo, considerados as colunas da Igreja, mestres da verdade do Evangelho para todos os povos, que viram e ouviram Aquele que anunciava pela Palavra e por quem dedicaram a vida e derramaram seu sangue. Destacou, também, que hoje os cristãos são os novos discípulos de Cristo e devem dar testemunho vivo de sua fé em Jesus. Por fim, na data em que se celebrava também o Dia do Papa, Dom Odilo exortou todos os católicos a não deixarem de rezar pelo Papa Francisco, a fim de que o Pontífice possa bem cumprir sua missão à frente da Igreja. 

A devoção ao Divino Pai Eterno começou em 1840 e, este ano, durante os dez dias da Romaria, foram realizadas 121 missas, 45 novenas, 27 orações do Terço e 11 procissões, além de centenas de batizados, confissões, alvoradas e vigílias. Também aconteceram desfiles e encontros tradicionais, como os de foliões, carreiros e cavaleiros, que há anos representam as raízes regionais.

A Romaria do Divino Pai Eterno é o maior evento religioso do Centro -Oeste, o segundo maior do Brasil e a maior festa do mundo dedicada ao Divino Pai Eterno. A cada ano, Trindade recebe aproximadamente 4 milhões de romeiros, a maior parte deles durante a Tradicional Festa em Louvor ao Divino Pai Eterno.

Fonte: Santuário Basílica do Divino Pai Eterno e rádio 9 de Julho