Setor Juventude da Arquidiocese estará ao lado dos jovens na JMJ

A A
Dom Carlos Lema Garcia, Bispo Auxiliar de São Paulo, comentou sobre o lema do evento que acontecerá entre 22 e 27 de janeiro
Publicado em: 17/01/2019 - 09:30
Créditos: Redação

O Setor Juventude da Arquidiocese de São Paulo está em preparação com os jovens que representarão as paróquias e comunidades na Jornada Mundial da Juventude 2019. No dia 15 de dezembro de 2018, um grupo de jovens peregrinos participou de um retiro realizado na Basílica de Nossa Senhora do Carmo, no bairro da Bela Vista.

Dom Carlos Lema Garcia, Vigário Episcopal para a Educação e a Universidade, comentou com os jovens sobre o lema da JMJ: “Eis a serva do Senhor, faça-se em Mim segundo a tua palavra (Lc 1, 38)”.

“A partir desse momento, o Filho de Deus fez-se carne nas entranhas puríssimas daquela jovem, Maria. Foi o fato mais admirável e surpreendente desde a Criação do mundo. Maria correspondeu à sua vocação e aos planos de Deus a seu respeito. A seguir, a partir do exemplo de Maria, comentou que todos nós precisamos também conhecer e corresponder à nossa vocação, falando de alguns sinais da vocação”, afirmou o Bispo.

SINAIS

Dom Carlos falou ainda sobre alguns desses sinais. Primeiro sinal: ter condições e não ter impedimentos: “Ave, cheia graça, o Senhor é contigo”. Segundo: ter consciência da grandeza de um chamado divino e sentir medo: “Não temas, Maria, porque encontraste graça diante de Deus!” E, por fim: Querer. Decidir corresponder, dizer sim a Deus e colocar toda a vida nas suas mãos: “Faça-se em mim segundo a tua Palavra”.

“Uma coisa é certa: Deus não chama sem conceder as condições necessárias. Por isso, o fato de que uma pessoa considerar a possibilidade de ser chamada a um determinado caminho de entrega a Deus, indica que é bastante provável que esse seja o seu caminho”, continuou o Bispo.

CORRESPONDER À VOCAÇÃO

Ainda sobre a questão vocacional, Dom Carlos salientou que, quando Deus dá a luz da vocação, também dá a graça necessária para corresponder e para decidir com generosidade. “Em todo caso, uma ajuda fundamental para definir concretamente a nossa vocação consiste em receber um acompanhamento pessoal de uma pessoa preparada: um diretor espiritual”, completou.

Durante o retiro, Diego Brigato, jovem responsável pelo Setor Juventude da Arquidiocese, explicou aos jovens alguns dados importantes sobre a cidade do Panamá e as informações mais necessárias sobre a programação da JMJ, os alojamentos, transporte, alimentação etc.

“Os nossos jovens estão conscientes da sua responsabilidade em representar a juventude da Arquidiocese e de transmitir ao Papa Francisco que estão dispostos a serem discípulos-missionários em suas vidas, como correspondência à graça de participar da JMJ”, concluiu o Bispo.