Trabalhos no 2º dia serão centrados na missão das 12 comissões episcopais

A A
Atividades nesta quinta-feira,2, tiveram início com a missa presidida pelo Núncio Apostólico do Brasil, Dom Giovanni D´Aniello
Publicado em: 02/05/2019 - 10:45
Créditos: Redação/com CNBB

Nesta quinta-feira, 2, segundo dia da Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), as atividades começaram com a celebração de missa na Basílica do Santuário Nacional de Aparecida (SP), presidida por Dom Giovanni D´Aniello, Núncio Apostólico no Brasil.

A celebração foi na intenção dos novos bispos, aqueles que foram nomeados e ordenados pelo Papa Francisco desde a última assembleia, período de abril de 2018 a abril de 2019.

O Núncio, na homilia, meditou sobre o Evangelho de João 3,31-36, que diz que “Aquele que vem do alto está acima de todos”.

Dom Giovanni citou ainda que o Espírito Santo constituiu Pedro autêntica e corajosa testemunha da ressurreição de Cristo e do seu Evangelho: “O mundo presente, mais do que mestres, tem necessidade de verdadeiras testemunhas de Cristo e sua ressurreição que saiba anunciar o Evangelho no testemunho coerente de uma vida conforme o seu chamado ao segmento de Cristo. Embora, nadando contra a corrente quando for necessário”.

O Núncio ainda pediu a intercessão da Virgem Maria pela a 57ª Assembleia Geral da CNBB e confiou a Mãe Aparecida que cuide de cada um dos fiéis e permita que cada um possa ir com Ela ao encontro de Jesus que veio para salvar e para que cada um seja testemunhas Dele no mundo de hoje. “Sejamos estreitos colaboradores da Igreja para que seja afastado de nós rodo o perigo que ameace a nossa fé em Cristo”.

MOMENTO DE COMUNHÃO EPISCOPAL

Um dos novos bispos da Igreja é Dom José Benedito Cardoso, Auxiliar da Arquidiocese de São Paulo e Vigário Episcopal na Região Lapa, ordenado em março deste ano. “Estou conhecendo os bispos e o ambiente de Assembleia. Estou muito feliz com o que estou vendo. O primeiro dia foi muito proveitoso, percebendo aquilo que os bispos apresentaram, dentro do contexto do Brasil, do contexto eclesiológico. Hoje, a missa com o Núncio, a acolhida que foi feita aos bispos novos e que já estão atuando. É muito importante para mim viver este momento de comunhão episcopal, e isso marca bastante a minha vida”, disse em entrevista à Assessoria de Imprensa da Arquidiocese de São Paulo.

PAUTA DO DIA

Uma das tarefas centrais deste segundo dia de Assembleia, será atualizar a missão e os objetivos das 12 Comissões Episcopais Pastorais da CNBB: Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada; Laicato; Ação Missionária e Cooperação Intereclesial; Animação Bíblico-Catequética; Doutrina da Fé; Liturgia; Ecumenismo e Diálogo Interreligioso; Ação Social Transformadora; Cultura e Educação; Vida e a Família; Juventude; e Comunicação Social.

Uma proposta que atualiza a missão e objetivos das 12 Comissões, elaborada pelas Comissões e apresentada na última reunião do Conselho Permanente da entidade, no final de março, será apresentada para os bispos brasileiros.

A Comissão Para Textos Litúrgicos (CETEL) da CNBB fará uma apresentação do seus trabalhos. Entre eles, a finalização da tradução da terceira edição do missal romano após um trabalho integrado de 12 anos, atendendo uma ordem vinda da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos através da quinta instrução Liturgiam Authenticam, de 2001, que serve de comentário sobre as traduções em língua vernáculo dos textos da liturgia romana.

Na pauta do dia ainda estão previstas, discussão sobre um documento em preparação pela CNBB que trata das “Novas Comunidades”, o processo de aprovação do Regimento Interno da CNBB e o calendário litúrgico. Os bispos ainda continuam também ao longo do dia, em grupos, analisando as diretrizes propostas pela texto das Novas Diretrizes para Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil 2019-2023.

COLETIVA DE IMPRENSA

A segunda coletiva de imprensa da 57ª Assembleia Geral da CNBB acontecerá, às 15h, na sala de coletivas do Centro de Convenções Padre Vitor e terá como temas o trabalho das Comissões Episcopais Pastorais da entidade e o documento “Orientações para a Mídia de Inspiração Católica”, que está em discussão pelos bispos.

Participarão desta coletiva o Bispo de Santo André (SP) e Presidente da Comissão para a Doutrina da Fé, Dom Pedro Carlos Cipollini; o Bispo de Livramento de Nossa Senhora (BA) e Presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Liturgia, Dom Armando Bucciol; e o Arcebispo de Diamantina (MG) e Presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação, Dom Darci José Nicioli.

INFORMAÇÕES DIÁRIAS SOBRE A ASSEMBLEIA

Diariamente, acompanhe os detalhes sobre a 57a Assembleia Geral da CNBB no site do jornal O SÃO PAULO e nos noticiários da rádio 9 de Julho.

(Com informações da CNBB e da Assessoria de Imprensa da Arquidiocese de São Paulo)