Novos Cônegos para o Cabido Metropolitano

A A
No domingo,6, em que a Igreja celebrou a Solenidade de Todos os Santos, o Cabido Metropolitano de São Paulo acolheu dois novos membros
Publicado em: 07/11/2016 - 18:45
Créditos: Redação com Rádio 9 de Julho

Na celebração de todos os santos, no domingo (6), a Catedral da Sé recebeu seus dois novos cônegos catedráticos do Cabido Metropolitano de São Paulo.  Os novos membros Padre José Augusto Schramm Brasil, pároco da Paróquia São Geraldo de Perdizes, e o Padre José Renato Ferreira, pároco da paroquia Santo Antônio, na Brasilândia e diretor da Rádio 9 de Julho, receberam a investidura do título e as insígnias: o barrete e o anel distintivo dos cônegos.

A celebração eucarística de investidura dos novos cônegos foi presidida por Dom Odilo Pedro Scherer, arcebispo metropolitano e contou com a presença dos bispos auxiliares Dom Devair Araújo da Fonseca, bispo auxiliar da Arquidiocese na Região Brasilândia e Dom Eduardo Vieira, bispo auxiliar da Arquidiocese na Região Sé.

O arcebispo metropolitano explicou no início da celebração que, ao longo da história, o Cabido de São Paulo foi adquirindo funções diferentes, mas continua sendo “parte da dignidade da Catedral, igreja-mãe da Arquidiocese”.  “Os cônegos formam o grupo de sacerdotes que de maneira especial tem a missão de ajudar a dar vida, a manter a Catedral como a ‘casa da mãe’”, pontuou Cardeal Scherer.

 O Cabido Metropolitano nasceu junto com a fundação da Diocese de São Paulo em 1745, e tem a função de zelar pela Catedral da Sé. Dom Odilo explica como nasceu o Cabido Metropolitano.

 

 

“O cabido de cônegos, seja da catedral seja colegial, é o colégio de sacerdotes, ao qual compete realizar as funções litúrgicas mais solenes na igreja catedral ou colegiada; além disso, compete ao cabido da catedral desempenhar funções que lhe são confiadas pelo direito ou pelo Bispo diocesano. (Código de Direito Canônico 503)

Novos estatutos

Após o falecimento do último presidente (também chamado de arcediago) do Cabido de São Paulo, Cônego Geraldo Amaral Mello, aos 103 anos, em abril deste ano, o Cardeal Odilo Pedro Scherer pediu a atualização dos estatutos e a elaboração de um regimento interno concluídos em agosto e promulgados em 8 de outubro. O Cônego Sérgio Conrado, arcediago do Cabido Metropolitano, falou sobre a reestruturação dos estatutos do Cabido, um dos compromissos dos Cônegos, que permanecem no serviço e zelo pastoral por 5 anos com a Catedral da Sé.

O Cônego Sérgio Conrado, arcediago do Cabido Metropolitano, falou sobre a reestruturação dos estatutos do Cabido, um dos compromissos dos Cônegos, que permanecem no serviço e zelo pastoral por 5 anos com a Catedral da Sé. " “A novidade dos novos estatutos é que agora existem apenas duas categorias de cônegos: catedráticos e eméritos. Foi extinta a categoria de cônego honorário. Torna-se emérito o cônego catedrático ao atingir 80 anos”, explicou o Cônego Sergio Conrado, atual arcediago. Hoje, portanto, o Cabido é constituído por 14 cônegos catedráticos e oito eméritos. São catedráticos os cônegos nomeados pelo Arcebispo a partir de uma lista tríplice apresentada pelo Cabido ao qual compete o direito de apresentação.

Atualmente o Cabido Metropolitano de São Paulo é composto por:

Côn. Alfredo Nascimento Lima

Côn. Antônio Aparecido Pereira

Côn. Antônio Manzatto

Côn. Celso Pedro da Silva

Côn. Cesar Gobbo

Côn. Dagoberto Boim

Côn. Dario Benedito Bevilacqua

Côn. Ildefonso Graciano Rodrigues

Côn. José Adriano

Côn. José Augusto Schramm Brasil

Côn. José Bizon

Côn. José Mayer Paine

Côn. José Miguel de Oliveira

Côn. José Pedro dos Santos

Côn. José Renato Ferreira

Côn. Laerte Vieira da Cunha

Côn. Martin Segú Girona

Côn. Raphael Emýdio Peretta

Côn. Sérgio Conrado

Côn. Severino Martins da Silva Filho

Côn. Walter Caldeira