O sínodo bate à sua porta

A A
15/08/2018 - 10:45

Já começou em todas as paróquias uma pesquisa de campo com o objetivo de conhecer melhor a realidade religiosa e pastoral da Arquidiocese de São Paulo. Mais de 300 voluntários percorrem cada uma das 304 paróquias, batendo às portas de muitos domicílios, para uma entrevista com duração aproximada de meia hora.

As perguntas foram elaboradas pela Comissão de Coordenação Geral do sínodo. Uma equipe da PUC-SP, especializada em pesquisas e estatísticas, deu o suporte técnico para formatar a pesquisa e para preparar uma ferramenta eletrônica usada pelos pesquisadores, que permitirá cruzar dados, fazer gráficos e estatísticas, apresentando os resultados finais da pesquisa nos três níveis de nossa organização eclesial e pastoral: paroquial, regional e arquidiocesana. A mesma equipe técnica preparou os voluntários para essa pesquisa e lhes oferece suporte para o trabalho. 

Sendo uma pesquisa por amostragem, nem todos os domicílios serão visitados. Mesmo assim, prevê-se que cerca de 20 mil entrevistas serão realizadas. Em cada domicílio que se abrir, alguém será convidado a responder à entrevista, mesmo não sendo católico. Naturalmente, cada um será livre para respondê-la ou não. A maioria das perguntas destinam-se aos católicos, uma vez que a pesquisa se destina a verificar a relação da Igreja com os católicos e destes com a Igreja.

A pesquisa revelará até que ponto a mensagem da Igreja Católica em São Paulo alcança os católicos e por meio de quais canais preferenciais. Ajudará a perceber os pontos fortes e fracos, bem como as lacunas na evangelização. Também revelará o grau de eficácia dos trabalhos pastorais e evangelizadores e o nível de identificação dos católicos com a Igreja, sua pregação e sua doutrina; ajudará também a perceber o grau de participação e de satisfação dos fiéis com a Igreja, bem como os seus anseios e expectativas.

A iniciativa é parte do processo metodológico do sínodo da Arquidiocese, com o objetivo de “ver” a realidade de nossas paróquias e do conjunto da Arquidiocese de São Paulo; ajudará a Arquidiocese a tomar consciência de sua realidade social, religiosa e pastoral. Depois, virão as análises, as reflexões sobre as implicações dos dados revelados pela pesquisa, o julgar e o avaliar. O sínodo propõe uma nova tomada de consciência sobre a vida e a missão da Igreja e sobre como ela está acontecendo na nossa Igreja em São Paulo.

Um outro levantamento é pedido aos Padres e seus colaboradores mais próximos, incluindo o Conselho Paroquial de Pastoral e a Comissão Paroquial do Sínodo. Trata-se de pesquisar os dados objetivos dos serviços de evangelização e pastoral realizados nas paróquias durante um período determinado: celebrações da Eucaristia e a participação do povo, batizados, casamentos, crismas, primeiras comunhões, visitas a doentes, funerais, organizações pastorais diversas, animação missionária, iniciativas de catequese e de formação do povo na fé, caridade e solidariedade social, vocações, sustentação da Igreja e das iniciativas pastorais, presença pública da Igreja no bairro e na cidade... Essa pesquisa mostrará o desempenho das estruturas eclesiais e pastorais. 

Este levantamento poderá ajudar as paróquias a tomarem uma nova consciência de si mesmas. De fato, não se pode prosseguir na ação pastoral “como sempre se fez” e como se tudo continuasse “como sempre foi”, sem levar em conta as vastas e profundas mudanças que atingem o povo católico e também as organizações e iniciativas eclesiais. Para promover a “conversão e a renovação missionária” de nossa Igreja em São Paulo, como é propósito do sínodo, é necessário ter uma percepção adequada da realidade da nossa Igreja, em cada uma de suas expressões e ações. Queremos “ouvir o que o Espírito Santo diz à Igreja de São Paulo” (cf Ap 2) por meio dos dados da realidade eclesial e pastoral. 

Os dois levantamentos, juntamente com as reflexões e respostas dos grupos do sínodo em cada reunião mensal, oferecerão farto material para as assembleias paroquiais do sínodo, que são previstas para a segunda metade de outubro e novembro deste ano. O regulamento das assembleias paroquiais do sínodo e os respectivos roteiros de trabalho oferecem as orientações necessárias para que as três sessões da assembleia em cada paróquia possam produzir muitas e interessantes contribuições para o caminho sinodal, que continuará, em 2018, nas Regiões e Vicariatos Episcopais da Arquidiocese.