Padre Eduardo Binna defende tese de doutorado em Roma

A A
O Padre Eduardo Binna, do clero da Arquidiocese de São Paulo, obteve na quinta-feira, 16, o título de doutor em Teologia pelo Pontifício Instituto Oriental de Roma
Publicado em: 22/02/2017 - 12:30
Créditos: Jornal O SÃO PAULO

O Padre Eduardo Binna, do clero da Arquidiocese de São Paulo, obteve na quinta-feira, 16, o título de doutor em Teologia pelo Pontifício Instituto Oriental de Roma, ao defender a tese com o título “A luz do Oriente iluminou a Igreja universal – A liturgia dos santuários do Brasil: uma ponte entre o Oriente e o Ocidente”.


 “A tese tem como caráter uma aproximação da liturgia dos santuários do Brasil com o Oriente cristão, ou seja, com a tradição das Igrejas Orientais, e demonstra quais as influencias e correspondências da liturgia dos santuários de Aparecida (SP), Bom Jesus da Lapa (BA) e Divino Pai Eterno (GO), com a tradição litúrgica Oriental”, explicou ao O SÃO PAULO.


O Padre comentou, ainda, que o que motivou a escolha do tema foi a riqueza da liturgia e das devoções dos santuários brasileiros, bem como a falta de especialistas no Brasil em Liturgia Oriental, que, como ele ressalta, é a raiz de toda tradição litúrgica ocidental.”  


Embora a América Latina tenha sido evangelizada predominantemente pela Europa Ocidental, a partir do século XIX, com a imigração dos povos da Europa Oriental e do Oriente Médio, também chegou a tradição litúrgica nos seus variados ritos, como os de origem bizantina, eslava, grega, entre outras. “Nossa pesquisa procura demonstrar as influências ou influxos do Oriente sobre o Ocidente. Acrescentamos a isto a seguinte questão: o Ocidente pode contribuir também com o Oriente?”, justifica o autor.
 

Valorizar as tradições

De acordo com o Padre, vale salientar que muitos católicos de rito latino desconhecem a tradição Oriental da Igreja. “Contudo, a Igreja Católica vem estimulando o conhecimento e a valorização da tradição Oriental, mostrando que o Corpo de Cristo, na realidade, possui dois pulmões, como afirmava o Papa João Paulo II”.


“O desconhecimento nos motiva a buscar o novo que é antigo. O Vaticano II nos convida a buscar as fontes, e estas se encontram, sobretudo, na origem do próprio Cristianismo como religião oriental de tradição semita, que juntamente com o Judaísmo e o Islamismo formam as grandes tradições monoteístas”, explica o Doutor.


Para o Padre Binna, sua pesquisa poderá ser útil à Arquidiocese tanto no âmbito universitário, como é o caso da PUC-SP, onde poderão ser oferecidos cursos em diversos níveis, quanto para a atualização do clero, publicações de livros e artigos, formação litúrgica em geral, além de favorecer o diálogo e a pastoral com as Igrejas católicas de rito Oriental e as Igrejas cristãs.
Na Arquidiocese, Padre Eduardo Binna já atuou nas paróquias Santo André Apóstolo e São Pedro Apóstolo, na Região Belém; e na Paróquia Nossa Senhora do Carmo, na Região Brasilândia.