Papa transfere Dom Gébara à Arquieparquia de Petra e Filadélfia

A A
Decisão foi tomada após pedido do Sínodo dos Bispos
Publicado em: 20/02/2018 - 15:00
Créditos: Vatican News

O Papa Francisco autorizou a transferência de Dom Joseph Gébara da Eparquia de Nossa Senhora do Paraíso em São Paulo dos Greco-Melquitas à Arquieparquia de Petra e Filadélfia (Jordânia) dos Greco-Melquitas. A transferência foi autorizada pelo Santo Padre a pedido do Sínodo dos Bispos da Igreja Patriarcal Greco-Melquita. Com a mudança, Dom Gébara é elevado à dignidade de Arcebispo.

Curriculum Vitae

Dom Joseph Gebara nasceu em Amatour (Chouf) em 10 de junho de 1965. Fez a Licenciatura em Filosofia no Instituto Teológico Saint Paul de Harissa (1995) e um Master em Teologia no Instituto Católico de Paris (1998), um diploma de estudos aprofundados (DEA) em Patrística (2000) e em Doutorado em História das Religiões e Antropologia Religiosa (2003) na Universidade de Sorbonne de Paris.

Foi ordenado sacerdote para a Arquieparquia de Beirute e Jbeil dos Greco-Melquitas em 10 de julho de 1993. Durante os estudos de pós-graduação em Paris, trabalhou nas paróquias Saint-Julien-le-Pauvre (1996-1998) e Notre-Dame des Champs, em Montparnasse (1998-2003). Voltou para o Líbano em 2003, assumindo a igreja de Notre-Dame da Libertação de Hadath. Também foi Docente em várias instituições acadêmicas.

Foi nomeado bispo-coadjutor da Eparquia Greco-Melquita Nossa Senhora do Paraíso em 31 de outubro de 2013, sendo consagrado em 21 de dezembro do mesmo ano.

Igreja Greco-Católica Melquita no Brasil

A Eparquia Greco-Melquita Nossa Senhora do Paraíso é uma circunscrição eclesiástica da Igreja Greco-Católica Melquita no Brasil, uma das igrejas Sui Iuris em comunhão com a Igreja Católica Apostólica Romana. A eparquia foi instituída em 26 de maio de 1972 pelo Papa Paulo VI, sendo sua sé a Catedral de Nossa Senhora do Paraíso em São Paulo.