Pastoral da Saúde da Arquidiocese de São Paulo celebra 2016

A A
No sábado (3), Dom Odilo presidiu missa pelo Ano da Pastoral da Saúde da Arquidiocese de São Paulo
Publicado em: 07/12/2016 - 13:00
Créditos: Marcos Rubens Ferreira / Pastoral da Saúde

No primeiro sábado do mês de dezembro, (3), Dom Odilo Pedro Scherer presidiu na Paróquia Matriz de Sant'Ana a Celebração Eucarística em Ação de Graças pela Conclusão dos Cursos de Agente de Pastoral da Saúde e Pastoral da Saúde Hospitalar na Arquidiocese de São Paulo, possuindo liturgia em memória de São Francisco Xavier.

A realização do Primeiro Curso de Pastoral Hospitalar da Arquidiocese, sob coordenação do Padre João Mildner, Assessor Eclesiástico da Pastoral da Saúde, foi realizada na Paróquia Santo Agostinho próxima ao Metrô Vergueiro e durante todos seus encontros mostrou a mistura da saúde com enfoques bíblicos, missionário, social e teológico.

Promovido pela Pastoral da Saúde da Arquidiocese de São Paulo, os cursos têm como objetivo ensinar passo a passo de um voluntariado, demonstrando como são os primeiros cuidados e abordagem em um leito hospitalar.  Aproximadamente mais de cem dos inscritos e agora agentes, de ambos os cursos das seis Regiões Episcopais estivem presentes. Os agentes receberam sólida formação nas três dimensões da Pastoral da Saúde: solidária, comunitária e político- institucional.

Durante a celebração Dom Odilo deixou como mensagem a importância de visitar os enfermos e levar a alegria a todos eles.  Em clima fraterno após a comunhão ele aproveitou para frisar a importância de manter uma boa vivencia no Advento e aos voluntários da Pastoral da Saúde pediu que agora na preparação do natal tornem a visita aos doentes sua prioridade e que ela seja o maior centro das atenções.

Ao final da celebração, Padre João Mildner, Assistente Arquidiocesano da Pastoral da Saúde, anunciou que a Secretaria Estadual de Saúde expedirá uma resolução, reiterando a importância das visitas dos Agentes de Pastoral da Saúde nos Hospitais da Rede Pública de Saúde, gesto este de reconhecimento do Secretário de Saúde David Uip para com a importância destas atividades.