300 anos de bençãos e graças

A A
No dia 16 de janeiro, a imagem peregrina seguiu para o Santuário-Paróquia Nossa Senhora de Fátima e São Roque
Publicado em: 16/01/2017 - 19:00
Créditos: Texto e fotos: Peterson Prates

A imagem peregrina de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, uma réplica fac-símile, continua peregrinando pelas comunidades da Região Belém, por ocasião do jubileu de 300 anos de quando foi encontrada.

Desde primeiro de maio de 2016, quando uma imagem foi entregue a cada Região Episcopal, durante a 115º Romaria Arquidiocesana ao Santuário Nacional, a imagem que transita pela Região Belém já visitou mais de 50 paróquias de nove setores diferentes.

Em 2017 completam-se 300 anos do achado milagroso da imagem de Nossa Senhora da Conceição, no Rio Paraíba do Sul, que ganharia mais tarde o nome de Aparecida.

A peregrinação está no Setor Sapopemba desde dezembro e chegou no último dia 11 à Paróquia Nossa Senhora da Esperança, confiada aos missionários redentoristas, a mesma congregação que atende o Santuário Nacional.

Durante os cincos dias em que permaneceu na paróquia, a imagem passou pelas sete comunidades. Em todas elas houve missa de acolhida da Santa Mãe de Deus.

O pároco, Pe. Antonio Carlos Vanin, CSsR, contava, durante as homilias, a história da aparição ocorrida em 1717 no então município de Guaratinguetá (SP) e os primeiros milagres narrados no I Livro do Tombo da Paróquia de Santo Antônio de Guaratinguetá.

Ao falar do primeiro sinal de Nossa Senhora, quando as redes dos três pescadores se encheram de peixe logo após a pesca da Santa, Pe. Vanin comentou que “Deus quer vida abundante para todos, também para os mais pobres que não podem ser excluídos, impedidos de ter uma vida digna, morada digna, acesso à saúde, à educação, ao lazer, uma vida completa.”


Para Irani Lima, coordenadora da Comunidade Sagrada Família, uma das sete que compõem a paróquia, a visita da imagem foi “um momento único”. “Foi uma alegria para a comunidade  receber a imagem de Nossa Senhora e muita emoção de poder participar de um momento tão importante, dos 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora, e saber que o Brasil todo vai ter essa celebração.”

Na segunda-feira, 16 de janeiro, a imagem seguiu para o Santuário-Paróquia Nossa Senhora de Fátima e São Roque, que além de celebrar os 300 anos do encontro da imagem da padroeira do Brasil, celebra os 100 anos da aparição da padroeira da paróquia, sob o título de Nossa Senhora de Fátima.

A imagem ainda vai peregrinar pelas paróquias do Setor Pastoral Antonieta.

300 anos de bençãos e graças