300 pessoas participam da Semana das CEBs

A A
Cultivar e guardar a esperança’ é o tema central da XXIV Semana das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs), realizada entre os dias 5 e 7
Publicado em: 28/07/2017 - 13:45
Créditos: Redação

Peterson Prates

Membros das pastorais, comunidades de base, movimentos e associações leigas de fiéis participaram da XXIV Semana das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) dos Setores Sapopemba e São Mateus, que aconteceu entre os dias 5 e 7, na Paróquia São Sebastião. 

“Cultivar e guardar a esperança” foi o tema central que motivou o encontro, com a participação de aproximadamente 300 pessoas na periferia da zona Leste da cidade. Preparado pelas paróquias do Setor Sapopemba, com o apoio do Setor São Mateus, o evento contou com a presença de pessoas atuantes em outros seis setores da Região. 

No primeiro dia, Plínio de Arruda Sampaio Jr., Professor de Economia da Unicamp, apresentou uma análise de conjuntura nacional, destacando os fatores que levaram à crise econômica e o panorama da crise política. 

“CEBs e o mundo urbano - na perspectiva de Dom Paulo” foi o tema do segundo dia, assessorado pelo Cônego Antônio Manzatto, que discutiu os desafios da evangelização nas grandes cidades. Recordou-se o trabalho pastoral, à frente da Arquidiocese, do Cardeal Paulo Evaristo Arns, morto em dezembro de 2016. Participaram desse dia do encontro as pessoas que representarão a Região Belém no 14º Intereclesial das CEBs, em Londrina (PR), em janeiro de 2018.

A religiosa Ivone Gebara foi quem palestrou no último dia do evento, falando do tema “CEBs, alegria no amor - um olhar sobre a Exortação Apostólica Amoris Laetitia ”. 

Padres, religiosas, agentes de pastoral de outras regiões episcopais e alguns vereadores também participaram do encontro, que foi encerrado com uma confraternização fraterna.​